INTRODUÇÃO: A adoção de um modelo de expansão linear, nos anos 60, em contrapartida ao modelo radial proposto por Alfred Agache na década de 40, foi pautada pelo estabelecimento de três funções básicas: Uso e Ocupação do Solo, Transporte Coletivo e Sistema Viário. Como resultado, eixos estruturais formados por um sistema trinário de transporte foram implantados na cidade. O sistema trinário consiste em: via central exclusiva destinada ao transporte coletivo, margeadas por vias laterais, de tráfego lento permitindo acesso ao comércio e edifícios residenciais além de um binário, de trânsito rápido, formado por vias paralelas conectando o centro ao limite da cidade. Após quase sessenta anos da concepção do Plano Preliminar de 1966, verifica-se que as diretrizes relacionadas aos eixos estruturais se mantêm e que os primeiros eixos definidos pelo plano, Norte e Sul, tiveram evoluções distintas ao longo do tempo. – OBJETIVOS: Diante do exposto, tem-se por objetivo geral investigar os padrões espaciais de distribuição da infraestrutura urbana ao longo dos Eixos Estruturais Norte e Sul do município de Curitiba, PR. – MATERIAIS E MÉTODO: Metodologicamente, a pesquisa parte de uma trajetória já acumulada de pesquisas prévias, com uma base de dados georreferenciada de mais de 6 mil lotes, na qual foram incluídos e contabilizados uma série de equipamentos públicos. Percebeu-se que os dados de infraestruturas elementares (coleta de água, rede de esgoto, coleta de lixo e drenagem urbana) não formavam variáveis que se diferenciavam dentro do recorte de estudo. Por isso, se ampliou o espectro para caracterizar a distribuição de equipamentos comunitários (escolas, postos de saúde, praças etc.) e chegar à uma sistematização a partir do Índice de Atendimento a Equipamentos. – RESULTADOS: Ao consolidar os dados de atendimento dos equipamentos públicos a partir do indicador proposto (IAE), observa-se padrões complexos de distribuição espacial nos recortes de estudo, não sendo possível concluir por um padrão linear ou radial. Os resultados parecem apontar para distribuições concentradas a partir de diferentes pontos no território, mas que conformam, ainda assim, áreas com graus diversos de atendimento. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao final da pesquisa, evidencia-se a pertinência da investigação, gerando contribuições à compreensão da configuração espacial dos eixos estruturais Norte e Sul, em padrões que muito divergem da ocupação linear planejada.