INTRODUÇÃO: É fundamental que não somente no planejamento das cidades, mas também na concepção e formação do espaço urbano sejam utilizadas a participação popular e, por consequência, técnicas colaborativas no projeto e desenho desses locais. Ainda mais, é essencial o entendimento de como a academia aborda e investiga o desenho urbano colaborativos em suas mais possíveis facetas. – OBJETIVOS: Logo, o objetivo da investigação é o de averiguar o estudo da temática do desenho urbano participativo em programas de pós-graduação relacionados aos estudos urbanos. – MATERIAIS E MÉTODO: Utilizou-se técnicas que buscassem verificar programas de pós-graduação brasileiros na área de Planejamento Urbano e Regional a fim de selecionar uma amostra de cinco programas de pós-graduação em estudos urbanos, um de cada macrorregião brasileira, sendo relacionadas questões gerais sobre os PPGs. Em seguida foram aplicados processos de revisão bibliográfica em bases de dados de teses e dissertações, sendo selecionados trabalhos de maior pertinência às temáticas relativas a presente pesquisa. Por fim, foi feita a aferição dos trabalhos para compreender como e se são abordados temas relativos a variáveis de desenho urbano e de participação/colaboração. – RESULTADOS: Os principais resultados indicam a concentra de PPGs nas regiões sul e sudeste, questões específicas relativa à amostra selecionada, e indica pouca abordagem de ambos os temas, desenho urbano e participação/colaboração em teses e dissertações. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: As principais considerações são relativas a necessidade metodológicas específicas, em especial quanto aumentar a amostra, além de dar indicativos que a temática do desenho urbano participativo é pouco abordada em programas de pós-graduação brasileiros. Pauta-se como alternativas futuras de pesquisa a ampliação do tema no contexto acadêmico, em especial quanto a consolidação teórica, uso de escopo internacional, e compreensão de discentes sobre a aplicação científica da temática.