INTRODUÇÃO: O relatório apresentado é parte de uma pesquisa que tem como intuito explicar o que são os tipos de masculinidade, qual sua importância na atualidade e para com a sociedade, assim como as consequências de não ser um tema no qual é depositada importância e como são abordados no contexto educacional. O tema principal deste projeto era mostrar como existe um possível desfalque sobre o tema dos “tipos de masculinidades” e como este dado afeta os adolescentes na escola. – OBJETIVOS: O objetivo central da pesquisa era realizar um estudo teórico contendo a análise materiais e referências metodológicas que tivessem trabalhos em escola sobre o tema. – MATERIAIS E MÉTODO: Foi utilizado o método qualitativo para melhor desenvolvimento do tema, buscando artigos, livros e materiais complementares – palestras, vídeos, etc. – para melhor discorrer sobre o assunto em questão e trazer maior esclarecimento sobre o assunto como um todo e levar a reflexão deste. – RESULTADOS: Foram encontrados 04 artigos que trabalhavam com o tema proposto, que se desenvolviam na escola com adolescentes e tinham o tema da masculinidade na intervenção. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, considera-se que o estudo demonstrou um número pequeno de trabalhos o que revela a necessidade de se desenvolver mais estudos como este na área. Além disso, os trabalhos encontrados reforçam a importância de trabalhar este tema com adolescentes da escola, visto ser o espaço onde se aprende identidades de gênero.