Logo PUCPR

LEVANTAMENTO SOBRE A FORMAÇÃO EM ERGONOMIA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

RESUMO

INTRODUÇÃO: Ergonomia é uma disciplina científica que busca otimizar o bem-estar humano assim como melhororar o desempenho global dos sistemas de trabalho (ABERGO, 2001). Devido a sua relevância, não considerá-la em projetos de engenharia pode impactar diretamente no aumento do número de afastamentos do trabalho e de acidentes, assim como, no baixo desempenho do sistema de trabalho como um todo. Entretanto, nem sempre este conhecimento é repassado ao longo da formação de gradução dos futuros egressos de engenharia. – OBJETIVOS: Desta forma, o objetivo desta pesquisa é realizar um levantamento da situação atual da formação em ergonomia no Brasil com base no levantamento dos cursos de graduação em engenharia, de forma que seja possível propor indicadores que retratem o perfil e as competências esperadas dos egressos, servindo de orientação para coordenadores e professores destes cursos na formação de competência específicas. – MATERIAIS E MÉTODO: Realizou-se uma pesquisa de natureza básica, com uma abordagem quali-quantitativa. Para o levantamento dos cursos de engenharia, utilizou-se o sistema E-MEC (Sistema eletrônico do MEC). O escopo foi delimitado com base plataforma do CNPQ, selecionando as instituições com grupos de pesquisa nas áreas de ergonomia e macroergonomia. Os dados foram tabulados e analizados por meio do Excel®. – RESULTADOS: Com base neste levantamento foram identificadas 5.683 cursos de engenharia no Brasil, deste total 880 possuem grupos de pesquisa em ergonomia; representando um total de 49.669 disciplinas investigadas por este levantamento. Deste total de disciplinas, apenas 0,25% (127) constam o termo ergonomia quer seja de forma exclusiva ou de forma conjunta com outros temas correlatos. Cabe ressaltar que este resultado torna explícito a baixa qualificação dos egressos destes cursos no que se refere considerar os fatores humanos em seus projetos. Para se ter um parâmetro, o resultado encontrado nos cursos de graduação das universidades de referência internacional é 93,71% maior que os resultados identificados no Brasil. O curso de Engenharia de Produção foi identificado com o que possui maior quantidade de disciplinas de ergonomia em relação as outras Engenharias. A instituição de ensino com maior quantidade de disciplinas de ergonomia em seus cursos de engenharia é a Universidade da Região de Joinville. Além disso, em 8 estados não foram identificadas disciplinas de ergonomia. Em contra partida, São Paulo foi o estado identificado com a maior quantia de disciplinas de ergonomia em seu projeto pedagógico. Por outro lado, dos 93 tipos de cursos de engenharia existentes no Brasil, não foram identificadas a disciplina de ergonomia em 70 deles, dentre eles podem citar-se os seguintes cursos de engenharia: Industria Química, Eletrônica, Aeronáutica, Agrícola, de Serviço e de Software. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, recomenda-se a continuidade de estudos desta natureza a fim de que seja possível propor importantes melhorias nos cursos de engenharia de forma que os egressos sejam melhor formados, sabendo como avaliar aspectos relacionados a ergonomia em seus projetos, contribuindo assim para o bem-estar humano e o melhor desempenho geral dos sistemas de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE:

ergonomia; formação; competências; engenharia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.1.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.1) : 25/10 – 15h00 – 15h30 – Hall – Bloco Verde A05
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Colégio Estadual da Polícia Militar Cel PM Felippe de Sousa Miranda, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Daniella Inglês Bueno.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email