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DOS EXPEDIENTES/DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA FINS DE USUCAPIÃO ADMINISTRATIVA

RESUMO

INTRODUÇÃO: O projeto caminha pelo fenômeno da desjudicialização ou extrajudicialização do direito, proporcionando um deslocamento de competências até então exclusivas do Poder Judiciário para órgãos extrajudiciais, em especial, cartórios. A novidade que se apresenta é que a forma de aquisição da propriedade denominada de usucapião, a qual se dá pelo decurso do tempo de posse, que só se processava pela via judicial agora foi, também, recepcionada pela via administrativa. – OBJETIVOS: Assim, a pesquisa realizada foi no sentido de apontamento, primeiramente da documentação necessária seja no âmbito do tabelionato, seja no momento de apresentação desta documentação junto ao registro de imóveis. Após isso, a pesquisa se debruçou sobre a busca de quais cartórios na cidade de londrina têm a disposição do cidadão tal serviço de viabilização da usucapião de imóveis pela via administrativa, bem como se os mesmos disponibilizam tais informações na rede mundial de computadores – Internet. – MATERIAIS E MÉTODO: Foram realizadas reuniões em grupo com os demais estudantes de outros projetos de pesquisa, bem como reuniões individuais com o professor orientador, foi permitido acesso ao banco de dados da PUCPR Campus Londrina, PR, foi oportunizado acesso, com as devidas medidas de segurança a biblioteca física. – RESULTADOS: Uma vez conhecidos os requisitos e procedimentos da usucapião administrativa a pesquisa se debruçou sobre a viabilidade, na vida das pessoas, de tal procedimento. Assim, foi realizada uma pesquisa focada nos cartórios existentes na Cidade de Londrina, e quais deles tinham a disposição a elaboração de documentos necessários para a usucapião. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante de toda a pesquisa realizada verificou-se que a usucapião administrativa trata-se de uma forma de aquisição da propriedade de imóveis pela via notarial. A qual, mesmo com a autorização que a mesma se dê por tal via, em verdade a necessidade de um profissional do direito ainda se faz necessária. Isso porque a documentação demonstra certa complexidade e mesmo sendo devidamente reunida no momento de apresentação junto ao registro de imóveis problemas podem acontecer.

PALAVRAS-CHAVE:

usucapião administrativa; cartórios; documentos; requisitos.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O4.12) PIBIC Jr – DIR, DIRpb, DIResp, CI (CFS – Teams) : 25/10 – 14h00 – 16h00 – Sessão Online no Teams
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Claudecir Almeida da Silva.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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