Logo PUCPR

DO ESPAÇO PLANEJADO À PAISAGEM SEGURA: RELAÇÕES ENTRE CENTRALIDADE, PLANEJAMENTO E SEGURANÇA EM METRÓPOLES MEDIANAS BRASILEIRAS

RESUMO

INTRODUÇÃO: A busca de soluções para a problemática da insegurança urbana consiste em um dos maiores desafios impostos ao Brasil. – OBJETIVOS: Nesse sentido, o objetivo da pesquisa consiste em analisar relações entre centralidade, planejamento e segurança em metrópoles medianas brasileiras. – MATERIAIS E MÉTODO: Para o seu alcance, foi selecionada uma cidade em cada macrorregião do país com escala urbanística correspondente, totalizando cinco objetos de estudo. Desenvolvida por intermédio de processos exploratórios, descritivos e analíticos, a investigação foi dividida em quatro fases. A primeira – fundamentos teóricos – compreendeu a interpretação de teorias e conceitos relacionados aos temas pertinentes, embasando o debate crítico. A segunda – procedimentos metodológicos – comportou a identificação de métodos e técnicas aplicáveis ao contexto investigativo. A terceira – resultados alcançados – correspondeu a análises de centralidades espaciais de crimes, usos do solo e fluxos viários nos bairros centrais das urbes estudadas. Nesta etapa, também foram averiguadas as condicionantes morfológico-funcionais da paisagem nos 10 locais com maior intensidade criminal nas áreas de estudo. Na última fase – discussão analítica – os produtos foram sintetizados e confrontados com diretrizes de planejamento urbano e de segurança pública. – RESULTADOS: Com base no conjunto de achados científicos, são indicados princípios gerais à gestão municipal, visando à conformação de cenários seguros nas metrópoles medianas brasileiras avaliadas (Norte: Boa Vista, Roraima; Nordeste: Aracaju, Sergipe; Centro-Oeste: Campo Grande, Mato Grosso do Sul; Sudeste: Vitória, Espírito Santo; Sul: Florianópolis, Santa Catarina). – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como respostas à questão de pesquisa, conclui-se que o estímulo a usos mistos e a permeabilidade visual das construções, dentre outros fatores, condicionam elevados índices de vitalidade e vigilância natural dos espaços e, consequentemente, a seguridade urbanística.

PALAVRAS-CHAVE:

centralidades espaciais; segurança pública em bairros centrais; elementos morfofuncionais da paisagem; núcleos metropolitanos de porte mediano; planejamento e gestão de cidades.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O6.6) PIBIC Jr: MECA, DIR, DIRH, PLAN : 26/10 – 14h00 – 16h00 – Sala Jacarandá 01
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica para Ensino Médio com recursos do CNPq
Estudante do Colégio Estadual da Polícia Militar Cel PM Felippe de Sousa Miranda, acompanhado pelo prof(a). supervisor(a) Daniella Inglês Bueno.
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email