Logo PUCPR

A INFORMAÇÃO, O VÍDEO E A PRESENCIALIDADE NO COTIDIANO: COMO ESTAMOS NOS COMUNICANDO NO ANO 2 DO CORONAVÍRUS?

RESUMO

INTRODUÇÃO: Este estudo discute a importância do cinema documentário como forma de registro da realidade sem que possa ocorrer um revisionismo histórico de fatos importantes como por exemplo a pandemia do coronavírus. As discussões abordadas neste estudo trazem a análise de duas páginas do instagram como Brasil Fede COVID e COVID Photo Brasil em que foi estudada a produção de conteúdo em foto, vídeo e áudio e a divulgação desses conteúdos no segundo ano da pandemia diante ao isolamento social e as mudanças que o distanciamento social afetou a forma das pessoas de documentar a realidade. – OBJETIVOS: O objetivo do projeto é a análise observacional de conteúdos publicados nas páginas do instagram: Brasil Fede COVID e COVID Photo Brasil, juntamente com materiais colhidos e salvos sobre o segundo ano da pandemia, com o intuito de documentar de forma escrita e em um minidocumentário a maneira que as pessoas durante este período registraram a realidade em que estão inseridas. – MATERIAIS E MÉTODO: O processo de pesquisa se deu por meio da leitura de materiais disponibilizados pelo professor orientador em que houve a discussão sobre textos Álbum de Família – Meu pai, meus irmãos e o tempo (BUCCI, 2008); A arte e a mídia: aproximações e distinções (MACHADO, 2004); A subversão da imagem e a imagem da subversão (MORO, LIMA e FIRMINO, 2021); Cultura e Representação (HALL, 2016); Introdução ao documentário (NICHOLS, 2010) e Filmar o que não se vê (GUZMÁN, 2017); nos quais o foco da leitura foi analisar como cada autor observa a sociedade e registra os fatos, e como a cultura em que estão inseridos influencia diretamente na maneira que as notícias serão divulgadas para o público. Filmes como A batalha do Chile: e Inland Sea (2018) de Kazuhiro Soda. O intuito de assistir aos documentários foi de ampliar a visão dos vários conceitos existentes para construir uma narrativa documental com o tema proposto. – RESULTADOS: Na pesquisa, foi possível constatar mudanças significativas no processo do registro documental por parte das pessoas durante o segundo ano da pandemia, em 2021. Registros de fotos, vídeos e textos de pessoas que vivenciaram casos de internação pela COVID-19 e até mesmo situações constrangedoras e perigosas. Juntamente com a leitura e a análise dos materiais, tanto de arquivo quanto das páginas do instagram, foi possível observar que a relação interpessoal entre as pessoas foi consideravelmente afetada durante esse período, devido ao isolamento social, contribuindo também para com as mudanças na forma em que a sociedade registra a realidade. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os cineastas em específico os documentaristas possuem o que Guzmán chama de um “gênero contracorrente”, ou seja, não seguem um padrão. Para um documentário surtir o efeito esperado ele deve mexer com o emocional do público com o imaginário e causar algum tipo de incômodo. A ânsia de fazer algo surgir através dos fatos que existem na realidade cria um documentarista. A partir disso conclui-se que o estudo da imagem é de suma importância para o desenvolvimento da sociedade e a construção de uma identidade pessoal dos fatos históricos em que o indivíduo está inserido.

PALAVRAS-CHAVE:

documentário; pandemia; coronavírus; vídeo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P3.2.8) Sessão Pôster: PIBITI – Todas áreas e PIBIC – Ciências Exatas e Agrarias (P.2) : 26/10 – 10h30 – 11h00 – Hall – Bloco Verde A12
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Tecnológica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email