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CONFECÇÃO DE MATERIAL COM IMPRESSÃO 3D PARA ENSINO DE APRESENTAÇÃO ANTIGÊNICA

RESUMO

INTRODUÇÃO: O emprego de Metodologias Ativas nos cursos superiores privilegia a participação do aluno na construção do conhecimento ao centralizá-lo como sujeito da aprendizagem, apoiado no professor como mediador do processo. A Imunologia é a ciência que estuda os mecanismos de defesa biomoleculares dos organismos, e é uma disciplina de suma importância nos cursos da área da saúde, podendo ser vista como uma oportunidade para implementar Metodologias Ativas visando auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o presente projeto de pesquisa visou a criação de um modelo tridimensional que representasse a Apresentação Antigênica, um processo de reconhecimento realizado pelos Linfócitos T, aos peptídeos apresentados pelas células apresentadores de antígenos (APCs) através do MHC (Complexo Maior de Histocompatibilidade). – OBJETIVOS: O presente projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um modelo tridimensional, utilizando a técnica de impressão 3D, de estruturas celulares no contexto de Apresentação Antigênica que serviria de recurso didático para o ensino desse processo na disciplina de Imunologia Médica da PUCPR. – MATERIAIS E MÉTODO: A fim de idealizar um modelo tridimensional foi realizada uma revisão de literatura acerca do processo, utilizando bibliografias consagradas na área de Imunologia. A modelagem foi realizada utilizando o software BLENDER em colaboração com o Laboratório de Modelagem e Prototipagem (LAMP) da Universidade Federal do Paraná. Após a impressão do modelo (impressora 3D CREALITY CR10), 12 acadêmicos de Medicina seriam convidados a participar de uma aula protagonizada pelo modelo tridimensional em questão, após a qual seriam submetidos a uma entrevista semiestruturada. – RESULTADOS: O modelo elaborado no software BLENDER reproduz minuciosamente o fenômeno, evidenciando as sutilezas envolvidas no processo, as quais foram levantadas na revisão de literatura realizada para a determinação cientificamente acurada da anatomia do modelo. A impressão da estrutura 3D com filamentos de PLA colorido, um polímero semelhante ao plástico, resistente e duradouro, ideal para a impressão de objetos com a finalidade de manuseio contínuo, como no caso do modelo tridimensional em questão, encontra-se pendente. Consequentemente, não foi possível realizar a aula que visava avaliar as impressões subjetivas da experiência dos estudantes com a utilização deste modelo. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apesar dos imprevistos no que tange à impressão da estrutura 3D, os pesquisadores estão confiantes no potencial deste modelo em se tornar material-chave no processo de ensino desse conteúdo na disciplina de Imunologia do curso de Medicina da PUCPR.

PALAVRAS-CHAVE:

imunologia; apresentação antigênica; educação médica; metodologias ativas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Tecnológica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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