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SALVE A CIRURGIA: VALIDAÇÃO DE JOGO SÉRIO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

RESUMO

INTRODUÇÃO: A gamificação do aprendizado tem crescido em vários contextos educacionais da Medicina. Nesse cenário, surge a possibilidade de se explorar essa interação com os jogos, para que a motivação de um praticante seja convertida na fixação de um conteúdo. Aplicando a gamificação ao cenário brasileiro, nota-se a necessidade de um jogo sério no tema “cirurgia segura”, uma vez que mesmo com diversos checklists e políticas internas de segurança cirúrgica ainda são cometidos muitos erros e negligências no ambiente cirúrgico. – OBJETIVOS: Nesse contexto o objetivo desse estudo é a construção e validação de um jogo sério acerca da segurança cirúrgica, com o foco em familiarizar o aluno da área de saúde no centro cirúrgico com a segurança do paciente e orientar o profissional médico e a equipe cirúrgica, abordando os procedimentos necessários para uma cirurgia segura. – MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa metodológica quantitativa. Foi realizada uma revisão literária dos processos necessários para uma cirurgia segura, explicitando os passos necessários para certificar a segurança do paciente. Foram elaboradas as fases do jogo, a partir da análise do cenário escolhido, bem como as especificações do projeto arquitetural do jogo, dos requisitos de fidelidade/simulação, da interface e interação, especificação de todas as informações do banco de dados e elementos de jogo. Todos os cenários foram descritos, utilizando como base o checklist para cirurgia segura da OMS. Com o roteiro do jogo pronto iniciou-se o desenvolvimento do software. – RESULTADOS: O jogo foi desenvolvido como um aplicativo de jogo de celular e os cenários foram construídos de acordo com a realidade hospitalar. Durante o jogo, o jogador é o profissional de saúde, e tem de escolher entre as opções do passo a passo das ações a serem realizadas em três momentos perioperatórios: 1) Entrada (todas as confirmações a serem feitas antes de o paciente ser submetido à anestesia), 2) Preparo (tudo que deve ser preparado antes de começar a cirurgia), 3) Saída (o que deve ser conferido e planejado no pós-operatório). Cada passo é composto de um jogo em que se ganha pontos ao acertar ou perde ao errar, sempre acompanhado de uma explicação teórica para o aprendizado do jogador. A validação do aplicativo teve como objetivos a avaliação sobre o conteúdo, design, facilidade, utilidade, intuitividade e interesse despertado pelo jogo por juízes e público-alvo. Para juízes, foram convidados profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) com experiência em centro cirúrgico. Durante a validação, obteve-se mais de 90% de aprovação e as principais contribuições dos juízes foi em relação à jogabilidade, em relação ao conteúdo e a utilidade o aplicativo foi elogiado principalmente para o uso educacional. Para o público-alvo foram convidados acadêmicos de medicina e enfermagem. Submetidos a um questionário de aprovação obteve-se também taxa concordância acima de 90%. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Após a validação, concluiu-se que ferramenta pode facilitar o processo de ensino aprendizagem da segurança cirúrgica. Também pode ser utilizada para a orientação de pacientes sobre o processo de cirurgia segura.

PALAVRAS-CHAVE:

educação médica; segurança do paciente; jogos experimentais.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O4.7) PIBITI – MED, ODO, PSICO : 26/10 – 08h30 – 10h30 – Sala Jacarandá 02
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Tecnológica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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