INTRODUÇÃO: Este projeto de pesquisa explora as correlações entre educação e garantia de direitos na construção coletiva do bem-estar de todas e todos no contexto escolar e comunitário. O problema de pesquisa parte da questão “Como articular a comunidade escolar em prol do seu bem-estar, relacionando-o à garantia dos seus direitos e ao desenvolvimento da educação?”. – OBJETIVOS: O objetivo geral da pesquisa de iniciação científica aqui apresentada visa compreender as relações de corresponsabilidade que atuam sobre a comunidade escolar na busca pela garantia dos seus direitos rumo a um desenvolvimento sustentável.Tal objetivo será estruturado mediante desenvolvimento dos seguintes objetivos específicos vinculados ao projeto de origem: • Mapear as concepções sobre bem-estar de estudantes, profissionais da educação e familiares dos estudantes, em contextos pós-pandemia COVID-19; • Relacionar a garantia de direitos nos cotidianos das infâncias e adolescências com as percepções sobre bem-estar enunciadas coletivamente, em contextos pós-pandemia COVID-19; • Identificar estratégias para formação de profissionais da educação na promoção e fortalecimento coletivo do bem-estar (das gerações atuais e futuras) nos contextos escolares e comunitários; • Promover a construção corresponsável de tecnologias para o desenvolvimento sustentável e melhora da qualidade de vida no contexto escolar e comunitário. – MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia aqui utilizada une levantamento bibliográfico e documental a pesquisas empíricas, possibilitando – ao seu término – uma análise interpretativa que se valha da conceituação científica sobre o tema trabalhado, da normatização das diversas políticas públicas que atendem as demandas envolvidas, além da força argumentativa dos atores presentes nas comunidades sob influência do escopo educacional, social e político estudados. – RESULTADOS: Como resultados, temos até o momento a estruturação do arcabouço teórico que permitirá a orientação para a coleta dos dados pretendidos, e também para a sua posterior análise, fase em que se pretende identificar como as comunidades locais interpretam este panorama de ameaça ao seu bem-viver, ao mesmo tempo em que aspira a contribuir para o desenvolvimento sustentável dessas populações, mapeando diretrizes financeiras globais que possam se relacionar com políticas locais, em um processo colonizatório, desta feita educacional e ideológico. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os argumentos advindos da investigação, permitem delinear o pressuposto de que a transformação dos sistemas educacionais em mercadoria, em especial de países à margem do capitalismo, favorece o empobrecimento de uma construção educacional crítica e humanista, tendo como base de ação uma rede de influências construída sobre alicerces neoliberais e, consequentemente, neomeritocratas. Este cenário interfere no desenvolvimento da educação, fragilizando as possibilidades da garantia de direitos e da construção coletiva do bem-estar de todas e todos no contexto escolar e comunitário.