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A MÁSCARA COMO OBJETO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE NA PANDEMIA DE COVID-19

RESUMO

INTRODUÇÃO: A pesquisa desenvolvida tem como foco a evolução das máscaras faciais de sua função protetiva durante a pandemia de COVID-19 para serem condutoras de significados, exibindo a imagem almejada pelo usuário por intermédio do objeto indumentário estudado, levantando fatores internos e externos, sociais, econômicos e culturais, que induzem o indivíduo em sua formação de vestuário. – OBJETIVOS: Como objetivos temos: Analisar o uso da máscara durante a pandemia do COVID-19, buscando identificar como este objeto de proteção transcendeu a sua primeira finalidade, e se transformou em elemento manifestação de identidade dos sujeitos. Bem como, desenvolver uma pesquisa teórica sobre moda e linguagem e sobre a metodologia da semiótica discursiva na moda; pesquisar sobre a história da máscara visando conhecer seu uso, funcionalidade e valor estético em diferentes momentos históricos; pesquisar sobre a construção de identidade e alteridade dos sujeitos a fim de compreender como se dá esse processo; coletar dados em diferentes mídias (dentre elas TV, internet, redes sociais, etc.) sobre o uso da máscara durante a pandemia, buscando conhecer suas diferentes versões e características; e analisar os dados levantados a partir da metodologia da semiótica discursiva, buscando identificar uma tipologia de usos que contribuirão para construção da identidade dos sujeitos. – MATERIAIS E MÉTODO: Os materiais e métodos usados na pesquisa foram a coleta de referências sobre o uso da máscara em distintas mídias sociais durante a surto de contágio pelo vírus foram aplicadas análises embasadas em pesquisas históricas averiguando seus valores estéticos no desenrolar dos séculos, estudos sobre a semiótica discursiva com foco na linguagem utilizada pelo sujeito em sua construção de identidade, a exposição de uma pesquisa teórica sobre moda e linguagem e, por fim, esclarecendo a definição de identidade e alteridade para auxilio teórico na metodologia, assim evidenciando os objetivos do projeto. Todo o recurso apresentado foi construído com base em leituras bibliográficas antecipadas no planejamento da proposta, artigos científicos, de mestrado e doutorado, e revistas acadêmicas, onde autores como Castilho (2004), Martins (2005), Vieira-Sena (2015), Oliveira (2008) e Landowski (2005) fazem seus desdobramentos sobre temas concernentes a este projeto. – RESULTADOS: Os resultados obtidos com a coleta de dados mediante as ponderações apresentadas revelaram a subjetiva implantação de signos dispostas na construção da máscara por interposição de diferentes formas, tecidos e adornos, que retêm a identidade intrínseca do usuário, concebida pela imposição de padrões inerentes na indústria da moda. Em contraponto, é vista a alteridade perante a necessidade de adequação e aceitação das pessoas a determinados grupos sociais que lhe agregam prestígio, considerando a visão do outro para si mesmo. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim concluímos que junto aos valores simbólicos e estéticos que ao decorrer da disseminação do vírus foram agregadas as máscaras utilizadas para este contexto, torna-se entendido, por meio de estudos semióticos, como se dá o processo de exceder sua funcionalidade meramente referente a questões de saúde pública para atingir encargos de comunicação interpessoal.

PALAVRAS-CHAVE:

máscara; COVID-19; identidade; alteridade; semiótica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P1.2.8) Sessão Pôster: PIBIC – Ciências Sociais Aplicadas (P.2) : 25/10 – 11h00 – 11h30 – Hall – Bloco Verde B19
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIC da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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