INTRODUÇÃO: O Instagram é uma multiplataforma de conteúdo audiovisual, que além de possuir mais de 1.4 bilhões de usuários, também abriga perfis de diversas contas de jornais comerciais. Para se adaptarem ao formato, os veículos de comunicação que são usuários dessa plataforma, tiveram que mudar sua forma de transmissão de notícias, sintetizando a informação em um pequeno número de caracteres e o uso de imagens. Dessa forma, o conteúdo midiático presente nessa plataforma social precisa ser planejado para se adequar tanto a plataforma quanto ao comportamento de seu usuário. O IGTV é a ferramenta do Instagram que possibilitou a inserção de vídeos com até 1 hora de duração na rede social, abrangendo a área do audiovisual, o que proporcionou a entrada de conteúdos de vídeo por parte de seus usuários. Até 2021, o vídeo no celular representou aproximadamente 78% do total do tráfego de dados móveis, e todos, em sua maioria, estavam presentes em plataformas de redes sociais. – OBJETIVOS: Essa pesquisa buscou compreender como o advento da Internet e das Redes Sociais impactou a forma como o jornalismo audiovisual se apresenta nessas plataformas multimidiáticas. – MATERIAIS E MÉTODO: Neste estudo, foram analisados os perfis dos jornais BBC Brasil e O Globo no Instagram, e se esses veículos fazem bom uso da ferramenta IGTV com vídeos informativos. A análise foi feita a partir de um levantamento de dados e sua apuração por meio de métodos jornalísticos que definem a importância de um acontecimento. – RESULTADOS: Enquanto O Globo não possui conteúdos específicos para informar o público, optando por levar o espectador a buscar mais informações no próprio site do jornal, a BBC Brasil possui um conteúdo informativo mais completo, sem que o espectador precise pesquisar mais sobre o acontecimento. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considerando a forma como esses conteúdos desencadeiam transformações nas formas de comunicação através das redes sociais, cada veículo apresenta maneiras diferentes de abordar o mesmo assunto pelo mesmo formato.