INTRODUÇÃO: A pandemia de SARS-COV2 ceifou centenas de milhares de vidas no Brasil e trouxe novos desafios não apenas no campo da saúde, como também no campo da comunicação pública e jornalística. A população brasileira assistiu à queda de três ministros da Saúde em menos de um ano e a integrantes do governo federal, inclusive de parte do corpo técnico, defenderem medicamentos e tratamentos sem comprovação cientifica. No auge da crise, o sistema de saúde nacional entrou em colapso e não foram poucas as declarações desastrosas do Presidente da República, Jair Bolsonaro, em evidente desrespeito às vítimas da pandemia . A tentativa de omitir números de casos confirmados suspeitos de COVID-19 no Brasil, assim como a quantidade de mortos em decorrência da doença agravou a crise política que acompanhou a crise sanitária. – OBJETIVOS: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o papel do consórcio de veículos de imprensa na divulgação de dados públicos referentes à pandemia de COVID-19 no Brasil, de 2 de junho de 2020 a 20 de junho de 2020. Objetivos específicos 1) descrever a conjuntura político-social dos fatos que resultaram na criação do consórcio de veículos de imprensa, em especial no contexto das práticas de accountability e transparência na esfera pública; 2) avaliar o papel do consórcio de veículos de imprensa na divulgação dos dados referentes à pandemia de COVID-19; 3) classificar o conteúdo das matérias da amostra publicadas pelo jornal. – MATERIAIS E MÉTODO: Para um melhor entendimento de como o consórcio de veículos de imprensa auxiliou na manutenção de processos essenciais para o fomento da democracia em um dos piores momentos da pandemia em 2020 esta pesquisa utilizará da metodologia da análise de conteúdo. Referenciada em Bauer (2003) a análise de conteúdo foi escolhida por trazer como característica a redução da complexibilidade de um volume considerável de um conjunto de textos. – RESULTADOS: Os temas mais recorrentes das reportagens foram o atraso na divulgação dos dados ou a divulgação incompleta deles; a defesa que o governo federal fazia de um método alternativo e muito criticado pelo meio acadêmico de apuração dos dados; e a divulgação do trabalho de apuração do consórcio de veículos de imprensa, na qual sempre eram comparados os números apurados pelo consórcio com os divulgados pelo Ministério da Saúde. Nas três matérias em que o foco era a divulgação do trabalho do consórcio de veículos de imprensa. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao exercer pressão pública sobre decisões de instituições governamentais, ocasionando uma mudança de posicionamento das mesmas, o consórcio de veículos de imprensa para apuração dos dados da COVID-19 confirmou a principal hipótese desta pesquisa. A partir dos resultados obtidos, foi possível compreender que o papel do consórcio na divulgação dos dados da pandemia de COVID-19 não foi apenas de publicizar tais informações, mas também de agir na complexa teia social incitando o debate público sobre as ações do governo federal no que diz respeito ao tratamento desses dados e a importância deles para a criação de políticas públicas efetivas no combate ao coronavírus.