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INTERVENÇÕES LOCAIS COM DINÂMICAS METROPOLITANAS: CASOS DE REFERÊNCIA NACIONAIS

RESUMO

INTRODUÇÃO: Atualmente, as cidades passam por constantes modificações e seu crescimento impacta no desenvolvimento do planejamento, resultando na criação de novas opções relacionadas à mobilidade urbana. A Linha Verde (LV), denominação atual do eixo estrutural urbano, em Curitiba, PR, é a via objeto de análise no presente trabalho de pesquisa. A via urbana em análise é considerada um dos trechos de maior fluxo da BR-116 que corta a capital do Paraná, o que traz veículos de carga e individuais com interesse de passagem para o espaço intraurbano. Como esse fluxo de veículos de carga impactava diretamente na integração do tecido urbano, tanto na mobilidade, com fragmentação que a via impunha sobre os espaços urbanos, como em aspectos físicos da cidade. A construção do Contorno Leste, deveu-se em razão da intenção de auxiliar no desafogamento do trânsito na região intraurbana, ao deslocar a tráfego de veículos de carga e individuais com interesse de passagem para esta via. – OBJETIVOS: O objetivo do trabalho vigente é avaliar experiências nacionais de projetos de intervenções locais com dinâmicas metropolitanas, similares ao Projeto da Linha Verde (LV), Curitiba, PR. – MATERIAIS E MÉTODO: Para obter os resultados da pesquisa, foi feita uma análise detalhada de outros cinco casos com conceitos e portes semelhantes ao da LV. Nestas situações encontradas, foram aplicadas quatro variáveis, as quais constam modificações que foram causadas nas cidades após a criação de uma nova alternativa para o fluxo de veículos de carga e após a aplicação de novas funções, observando com mais especificidade como os municípios se comportaram ou pretende reagir perante essas modificações. Ao final, esses casos foram comparados com o projeto estruturante Linha Verde, em Curitiba, PR, identificando pontos convergentes, como a questão de fluxos das vias e os modais de transporte, bem como algumas variáveis características. Também foram destacados resultados de comparações divergentes. – RESULTADOS: Os resultados obtidos demonstraram haver objetivos gerais semelhantes quando se refere à intenção de reorganizar o fluxo viário, porém com efeitos distintos, em razão da diferença de escala em cada um dos casos, da estratégia de gestão utilizada para sua implementação, com destaque para a OUC Faria Lima e a OUC Linha Verde que utilizaram o instrumento da Operação Urbana Consorciada, que tiveram muitas dificuldades na sua efetivação. Nos demais casos, houve um projeto das obras e indicações gerais de seus objetivos, sem ter tido um planejamento mais consistente, o que impediu que houvesse resultados mais controlados em relação a questões gerais de ordenamento territorial da cidade. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que, apesar das diferenças entre os municípios e do contexto em que cada caso está inserido, a maioria se comporta semelhantemente, sofrendo mudanças que impactaram diretamente no uso e na ocupação do solo, nas estruturas das vias, nos modais de transporte e, principalmente, nos fluxos das vias, porém, com magnitudes e temporalidades própria, dependentes de seus processos de implementação.

PALAVRAS-CHAVE:

Projetos estruturantes; Mobilidade Urbana; Local e regional; Casos nacionais; Linha Verde.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P1.4.8) Sessão Pôster: PIBIC – Ciências Sociais Aplicadas (P.4) : 25/10 – 12h00 – 12h30 – Hall – Bloco Verde B13
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos do CNPq
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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