Logo PUCPR

IMPACTOS DO POSICIONAMENTO ATIVISTA DE HUMAN BRANDS

RESUMO

INTRODUÇÃO: Crescente atenção tem sido direcionada para marcas que expressarem suas opiniões em questões sociopolíticas, bem como sobre quais as consequências para o relacionamento dos consumidores com as marcas envolvidas neste ativismo. – OBJETIVOS: O objetivo do presente estudo foi identificar as respostas suscitadas por posts ativistas de celebridades internacionais dos segmentos da música em seus perfis oficiais no Instagram. A análise dos comentários realizados a dezesseis posts ativistas de oito diferentes músicos, vinculadas a temática de injustiças raciais foi avaliada por meio de análise dos conteúdos retirados da rede social. – MATERIAIS E MÉTODO: A análise dos comentários realizados a dezesseis posts ativistas de oito diferentes músicos, vinculadas a temática de injustiças raciais foi avaliada por meio de análise dos conteúdos retirados da rede social. A escolha de posts e artistas se deu a partir da representatividade das celebridades na plataforma Spotify e Instagram e presença de posts reconhecidamente ativistas sobre o tema. Para tanto, a extração dos comentários foi realizada por meio da ferramenta Phantom Buster e todos os comentários transferidos para o Excel foram então codificados em categorias para posterior análise agregados. – RESULTADOS: Os resultados demonstraram equilíbrio entre posicionamentos de valência positiva e negativa, mas predominância de comentários direcionados as causas em relação àqueles diretamente direcionados à artista responsável pelo post ativista. Observou-se ainda que o histórico e algumas características pessoais dos artistas geram padrões de respostas distintos por parte dos usuários da rede social. Ainda que todos os posts analisados sejam de suporte aos movimentos de direitos de pessoas negras, o tom e o contexto específico do assunto tratado também geram padrões de comentários diferenciados. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Quando as celebridades assumem posicionamentos em um post, não somente a causa, mas o formato do post e o caso específico que está sendo debatido são relevantes, pois podem suscitar reações adversas mais intensas. Estas celebridades e o staff responsável pela gestão de suas carreiras e imagens podem considerar estas questões, avaliando o tom dos posicionamentos realizados e que casos específicos devem ser utilizados para retratar a causa defendida. Ao escolherem casos em que exista maior incerteza sobre o comportamento da vítima de violência policial, por exemplo, estes devem estar preparados para uma resposta contraria mais intensa nas redes sociais.

PALAVRAS-CHAVE:

ativismo de marca; human brands.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P1.2.8) Sessão Pôster: PIBIC – Ciências Sociais Aplicadas (P.2) : 25/10 – 11h00 – 11h30 – Hall – Bloco Verde B16
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade Iniciação Científica Voluntária (ICV)
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email