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CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL EMPREENDEDOR EM DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR

RESUMO

INTRODUÇÃO: Considera-se o empreendedorismo uma importante ferramenta tanto para o sucesso pessoal quanto para o sucesso profissional, já que, ele é capaz de converter ideias em ações e inovações. Ainda, ressalta-se que será abordado nesse trabalho não apenas o conceito de empreendedorismo para iniciar um negócio, mas também o empreendedorismo para melhorar processos, produtos, marketing e demais áreas do ambiente empresarial. – OBJETIVOS: O presente trabalho tem por objetivo analisar e comparar as características empreendedoras apresentadas pelos acadêmicos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com as características empreendedoras demandadas pelas empresas da região. – MATERIAIS E MÉTODO: Utilizou-se de pesquisa quantitativa de caráter descritivo para a coleta dos dados. A pesquisa foi realizada via formulário eletrônico, contendo 39 perguntas no questionário para empresas, e 38 perguntas no questionário para acadêmicos. O link para acesso ao formulário foi disponibilizado através de e-mails, contatos telefônicos e via aplicativo WhatsApp. As variáveis foram avaliadas por meio de grupos estabelecidos para os dois grupos estudados. Para o grupo de variáveis acadêmicas as variáveis estabelecidas foram: idade (de 18 a mais de 27 anos), grandes áreas e cursos de graduação oferecidos na PUCPR (Ciências sociais aplicadas (Administração e Ciências contábeis), Ciências exatas (Agronomia, Eng. Produção e Eng. Química) e Ciências Humanas (Psicologia, Licenciatura em História, História e Direito), opção sexual (feminino e masculino) e ano atual do curso (primeiro ao quinto ano). Já para as variáveis do grupo empresas, foram avaliadas possíveis diferenças entre as visões dos empreendimentos por tipo de empreendimento (venda de produtos ou serviços), número de funcionários (1 a 12 e 12 a 24), tempo de existência do negócio (0 a 10 anos e 11 a 20 anos) e sexo do empreendedor (feminino ou masculino). – RESULTADOS: Diante dos dados coletados e analisados, os resultados mostraram que os empresários possuem um grau de relevância maior do que os estudantes para algumas das CCEs apresentadas (principalmente a CCE3 e CCE4, enquanto que os acadêmicos consideram a CCE3 a mais relevante. Além disso, foi verificada divergências de importâncias entre as próprias métricas de cada empreendimento e dos acadêmicos em relação as CCEs estudandas, demonstrando que a cultura organizacional e a estrutura pedagógica tem influência de como são percebidas as CCEs em cada âmbito. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desta forma, conclui-se que os resultados apresentam divergências entre as características empreendedoras apresentadas por acadêmicos e as características demandadas pelas empresas e por seus gestores, o que reforça a necessidade de integração entre os estudantes de diferentes cursos e o estímulo a atividades empreendedoras no setor acadêmico a fim de suprir as necessidades de perfis profissionais do mercado.

PALAVRAS-CHAVE:

empreendedorismo; educação empreendedora; características comportamentais empreendedoras.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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