INTRODUÇÃO: A elaboração deste trabalho objetiva identificar e mapear os diferentes aspectos que constituem a preparação das organizações para a transformação digital. A literatura sobre o tema apresenta lacunas. São poucos os artigos encontrados nas ferramentas de pesquisa que abordam a preparação das universidades para ensinar os discentes e docentes a atender essa demanda vinda do mercado. – OBJETIVOS: A partir desta demanda, foi elaborada uma lista de competências e habilidades que os profissionais precisam desenvolver e aplicar. Para tal foram explorados artigos que apresentam a transformação digital e prontidão digital como tema central. A partir deles, foram extraídas essas competências, que foram divididas em quatro macro categorias: competências técnicas, competências metodológicas, competências pessoais e competências sociais. – MATERIAIS E MÉTODO: Com base nessa compilação, foi elaborado um questionário que visa medir o nível de prontidão digital de cada uma das competências. O instrumento de pesquisa foi aplicado aos alunos do último ano de graduação de cursos da Escola de Negócios de uma IES particular em Curitiba, PR. – RESULTADOS: Os resultados foram analisados por categoria e também por um comparativo entre elas. Foi concluído que os estudantes obtiveram durante os seus cursos maior conhecimento em competências digitais do tipo soft skills, mais precisamente competências sociais e pessoais, do que competências do tipo hard skills. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tendo em vista os aspectos apresentados ao longo desta pesquisa, é possível concluir que a prontidão digital é de extrema importância para as organizações. Consequentemente é necessário para as universidades preparar seus estudantes para estarem aptos para serem futuros profissionais das mais diferentes organizações inseridas no processo de mudança digital.