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OS DESAFIOS DO GESTOR ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

RESUMO

INTRODUÇÃO: O vírus da família coronavírus: SARS-CoV-2 é o responsável pela crise sanitária global pandêmica em 2020, da doença respiratória COVID-19. Tal doença, que é transmitida por meio do contato e por gotículas de saliva de pessoas infectadas, causa insuficiência respiratória aguda e possui uma elevada taxa de mortalidade, além da crescente de variantes mais contagiosas e mortais. Sua principal forma de prevenção é por meio do distanciamento social e a utilização de máscaras, assim, é perceptível que a pandemia alterou as relações políticas, econômicas e interpessoais, uma vez que o isolamento é crucial para a diminuição de casos e mortes. Houve uma mudança na forma de ensinar e as aulas passaram para um modelo de educação remota. – OBJETIVOS: Identificar os desafios do gestor escolar no cenário pandêmico; apresentar algumas reflexões sobre o cada vez mais enigmático prosseguimento no processo de ensino e aprendizagem e refletir sobre caminhos otimistas que os gestores podem seguir visando a qualidade das práticas educacionais. – MATERIAIS E MÉTODO: Esta pesquisa é de caráter bibliográfico e documental. Foi realizada uma revisão de todos os documentos vigentes, relacionados aos desafios dos gestores escolares da educação básica pública durante a pandemia da COVID-19 (período correspondente a 2020/2022). – RESULTADOS: Esse relatório possibilitou uma reflexão sobre como o mundo físico, tecnológico e biológico se fundem e transformam o modo de viver, trabalhar e se relacionar dos indivíduos. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Uma vez que, relacionando os conceitos inerentes às competências digitais aos contextos da sociedade em rede, é possível destacar a correlação ética aos conceitos das competências digitais para a construção de critérios de análise de processos educativos destinados a formação integral no campo da cidadania digital. Verificando, dessa forma, o planejamento de sequências metodológicas voltadas ao ensino-aprendizagem dos componentes curriculares, relacionando aos mesmos o uso das ferramentas digitais adequadas ao contexto educacional em que os docentes de diversas área estão inseridos.

PALAVRAS-CHAVE:

gestores escolares; educação básica pública; pandemia da COVID-19; gestão democrática; gestores escolares na pandemia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P1.4.8) Sessão Pôster: PIBIC – Ciências Sociais Aplicadas (P.4) : 25/10 – 12h00 – 12h30 – Hall – Bloco Verde B05
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos do CNPq
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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