INTRODUÇÃO: O vírus da família coronavírus: SARS-CoV-2 é o responsável pela crise sanitária global pandêmica em 2020, da doença respiratória COVID-19. Tal doença, que é transmitida por meio do contato e por gotículas de saliva de pessoas infectadas, causa insuficiência respiratória aguda e possui uma elevada taxa de mortalidade, além da crescente de variantes mais contagiosas e mortais. Sua principal forma de prevenção é por meio do distanciamento social e a utilização de máscaras, assim, é perceptível que a pandemia alterou as relações políticas, econômicas e interpessoais, uma vez que o isolamento é crucial para a diminuição de casos e mortes. Houve uma mudança na forma de ensinar e as aulas passaram para um modelo de educação remota. – OBJETIVOS: Identificar os desafios do gestor escolar no cenário pandêmico; apresentar algumas reflexões sobre o cada vez mais enigmático prosseguimento no processo de ensino e aprendizagem e refletir sobre caminhos otimistas que os gestores podem seguir visando a qualidade das práticas educacionais. – MATERIAIS E MÉTODO: Esta pesquisa é de caráter bibliográfico e documental. Foi realizada uma revisão de todos os documentos vigentes, relacionados aos desafios dos gestores escolares da educação básica pública durante a pandemia da COVID-19 (período correspondente a 2020/2022). – RESULTADOS: Esse relatório possibilitou uma reflexão sobre como o mundo físico, tecnológico e biológico se fundem e transformam o modo de viver, trabalhar e se relacionar dos indivíduos. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Uma vez que, relacionando os conceitos inerentes às competências digitais aos contextos da sociedade em rede, é possível destacar a correlação ética aos conceitos das competências digitais para a construção de critérios de análise de processos educativos destinados a formação integral no campo da cidadania digital. Verificando, dessa forma, o planejamento de sequências metodológicas voltadas ao ensino-aprendizagem dos componentes curriculares, relacionando aos mesmos o uso das ferramentas digitais adequadas ao contexto educacional em que os docentes de diversas área estão inseridos.