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OS DESAFIOS DO GESTOR ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA PRIVADA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

RESUMO

INTRODUÇÃO: Em 2020, a pandemia COVID-19 (coronavírus) ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2 modifica o convívio social de toda a população mundial, uma vez que, a contaminação ocorre por meio de gotículas de salivas transmitidas pela tosse, espirros e contato pessoal íntimo, assim, neste período o distanciamento social surge como principal medida preventiva. Desta forma, sem aviso prévio as escolas do estado do Paraná, para preservar a saúde e evitar a contaminação do vírus, em 20 de março de 2020, são obrigadas a suspenderem as aulas, (o que aconteceu em todo o País), pelo Decreto 4.258/2020. – OBJETIVOS: A presente pesquisa teve como objetivo identificar os principais desafios encontrados na educação e as medidas tomadas pelos gestores da educação privada. – MATERIAIS E MÉTODO: Esta pesquisa inicia-se com a busca de documentos vigentes ao enfrentamento da pandemia e nas produções identificadas por meio de pesquisas nos sítios eletrônicos: Google acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Nacional, além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e a Constituição Federal do Brasil, que constam nas referências deste relatório. Nos artigos, dissertações, livros, capítulos de livros, reportagens são levantados e analisados dados sobre as principais dificuldades encontradas pelos professores de educação básica de escolas privadas, no período pandêmico de 2020/2022. Foram utilizados nas buscas descritores como: Educação básica e a pandemia 2020; desafios dos gestores das escolas privadas durante a pandemia; desafios de professores e pedagogos durante a pandemia; ensino remoto; dificuldades de aprendizagem durante a pandemia e desigualdades desencadeadas pela pandemia. – RESULTADOS: Dentre os desafios encontrados pelos gestores de educação privada na educação básica, destacam-se a busca e a apropriação de ferramentas tecnológicas que facilitem a aprendizagem dos alunos; a democratização da comunicação e acesso à internet; as ofertas de atividades para a educação infantil e as transferências de escolas particulares para escolas da rede pública. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Neste artigo, foi possível identificar que muitos dos desafios diante da pandemia faz parte das funções dos gestores escolares de aplicarem na prática as recomendações do estudo realizado. Como os principais desafios dos gestores educacionais das escolas privadas pontua-se: a democratização do uso das tecnologias e acesso a rede de qualidade; as inúmeras transferências de escolas particulares para escolas públicas; a necessidade de auxiliar pais e responsáveis no momento de crise e a aplicação de inúmeras leis, decretos e pareceres.

PALAVRAS-CHAVE:

gestores educacionais de rede privada; educação; COVID-19; ensino remoto; desafios dos gestores.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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