INTRODUÇÃO: A comercialização de veículos elétricos ou híbridos no mercado brasileiro ainda é incipiente, quando comparada a países ricos ou em desenvolvimento. Um dos motivos reside na deficiência de fabricação desse bem, no Brasil, sendo que os carros elétricos/híbridos têm um valor de aquisição, muito acima da população em geral, sendo adquirido por uma esfera muito pequena, e privilegiada, da população. – OBJETIVOS: Realizar levantamento bibliográfico a respeito da introdução de carros elétricos no Brasil, bem como suas vantagens e desvantagens elencando o papel do estado no incentivo do uso desse bem, questionando os consumidores sobre a sua aceitabilidade e acessibilidade. – MATERIAIS E MÉTODO: Este projeto, baseia sua metodologia na pesquisa bibliográfica e documental de caráter descritivo, bem como revisão das literaturas sobre o cenário atual dos Veículos Elétricos/Híbridos no Brasil e suas perspectivas futuras frente à extrafiscalidade e aceitabilidade pela população. Para atender os objetivos deste artigo, os termos de pesquisa foram as seguintes combinações de palavras-chave: carros elétricos/híbridos, veículos elétricos/híbridos, tributação de veículos elétricos/híbridos. A busca bibliográfica foi limitada ao idioma português, e ocorreu considerando o período de publicações entre (2019-2021). Formatou-se, na plataforma Microsoft Forms, um instrumento de pesquisa para verificação da aceitabilidade desses veículos, pela população em geral. Nesse instrumento procurou-se conhecer, principalmente, se a população universitária conhece veículos elétricos/híbridos, se teriam interesse em adquirir um desses modelos, e o conhecimento do impacto no meio ambiente. No instrumento procurou-se compreender se indivíduos pertencentes a uma esfera privilegiada da população, no escopo de uma universidade privada, conhecem veículos automotivos elétricos/híbridos, bem como sua interferência positiva ao meio ambiente. Os dados coletados serão tratados por estatística simples, com o auxílio do Microsoft Excel, e posteriormente discutidos para a finalização do projeto. – RESULTADOS: O instrumento foi aplicado a 244 indivíduos que integram a comunidade de uma instituição de ensino universitário privado. Para melhor caracterização dessa população, em relação aos veículos automotores, procurou-se conhecer a faixa etária e a portabilidade de Carteira Nacional de Habilitação. Os resultados podem ser observados nas nas FIGURAS 1 e 2. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: No cenário atual, a eletrificação da frota veicular, é inviável, sendo extremamente importante a interferência do governo na forma de incentivos fiscais, utilizando-se do instrumento da extrafiscalidade para esse fim. Talvez a saída seja uma intervenção popular, no sentido de pressionar os legisladores, diminuindo a taxação dos veículos elétricos/híbridos e propondo incentivo a difusão, popularização e acesso a esses veículos. Em resumo, a diminuição, através da extrafiscalidade, de impostos que determinam o preço final desse tipo de veículo ao consumidor, como IPVA, IPI e Imposto de Importação, estimularia essa parcela da população que conhece as vantagens desse tipo de carro, e está preocupada com a questão ambiental.