INTRODUÇÃO: O curso de Direito investigado nesta pesquisa, visando atender exigências institucionais e às Diretrizes Curriculares Nacionais, implantou em 2019 uma matriz desenhada para o desenvolvimento de competências. Tanto o processo quanto os resultados dessa mudança precisam ser analisados em seus diversos aspectos. Nesse sentido, a percepção dos egressos sobre a formação que receberam na graduação, mesmo que em matriz curricular anterior, com a ótica de profissionais já com certa experiência no mercado, traz importantes informações. – OBJETIVOS: Avaliar as competências que precisam ser desenvolvidas nos estudantes em um curso de Direito de acordo com a percepção de seus egressos. – MATERIAIS E MÉTODO: O estudo teve início com pesquisa bibliográfica e documental. Em seguida, foi realizada uma pesquisa Survey, enviando-se o link de um questionário para todos os egressos do curso investigado. Finalizada esta etapa, os dados foram organizados e as respostas discursivas elencadas em categorias, pelo processo semântico. A análise dos dados obtidos foi realizada levando em consideração a matriz curricular do curso, as Diretrizes Curriculares Nacionais e as publicações já realizadas sobre o tema. – RESULTADOS: Sessenta e um egressos responderam ao formulário. Dos respondentes, 56% informaram terem encontrado dificuldades para inserção no mercado de trabalho, 66% atuam na área de formação, sendo 81% na advocacia e em uma diversidade de campos de atuações, mas com predominância no Direito Civil. Apesar da maioria dos egressos terem respondido estarem satisfeitos com o curso (87%), também indicaram que várias competências consideradas por eles como importantes para o profissional da área não foram desenvolvidas a contento, especialmente as relacionadas à comunicação oral, ao trabalho em equipe e ao uso de tecnologias do Direito. As atividades de prática profissional foram consideradas como fator de excelência para um curso de Direito e, por outro lado, foram indicadas como as menos desenvolvidas na sua formação. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados encontrados através da investigação da percepção dos egressos evidenciam a iminente necessidade de que a nova matriz curricular contemple questões práticas que permeiam a advocacia, dentre outras igualmente importantes, também por constarem nas DCN. Porém, algumas delas não aparecem de forma explícita nas competências a serem desenvolvidas pelo curso, exigindo assim uma reflexão sobre a necessidade e forma de inclusão.