INTRODUÇÃO: A voz infanto-juvenil passa por mudanças fisiológicas importantes que impactam no processo de aprendizagem e na escolha de estratégias de ensino de canto. Neste sentido, o ensino do canto para crianças e adolescentes demanda que o professor tenha um conhecimento prévio relacionado às especificidades do aparelho fonador infantil e juvenil e sobre técnicas de canto voltadas a este público. No entanto, há uma escassez de materiais acessíveis em português que apresentem aspectos teóricos pautados na ciência da voz atualizados e propostas didáticas de canto para crianças e adolescentes. – OBJETIVOS: O objetivo geral desta pesquisa é elaborar um guia de estratégias de ensino de canto voltado aos professores de canto e educadores musicais que atuam com o público infanto-juvenil, tendo como base a ciência da voz aplicada e as pedagogias voltadas ao canto para esta faixa etária. – MATERIAIS E MÉTODO: Por meio de uma revisão de literatura integrativa, foi estabelecido os critérios de relevância para a elaboração do guia de canto e as problemáticas que nortearam a estrutura do guia. Os dados foram analisados e embasaram teoricamente a construção do Guia de Canto e as estratégias de ensino de canto voltadas ao público infanto-juvenil que fazem parte deste material. – RESULTADOS: A análise das fontes com base nas problemáticas traçadas foi sintetizada e forneceu o embasamento teórico necessário para a reflexões sobre o ensino do canto para o público infanto-juvenil e para a construção de estratégias de ensino de canto para este público. As especificidades da voz infanto-juvenil demonstraram como a voz da criança e do adolescente apresenta características específicas em cada momento do desenvolvimento que impactam nas estratégias de ensino, em especial no momento da muda vocal. A questão da saúde vocal para o público infanto juvenil e os aspectos bipsicossociais nesta fase mostraram-se essenciais para guiar o professor na escolha do repertório e de outras estratégias de ensino. As técnicas de canto voltadas para este público demonstram como a ludicidade, o alinhamento com o repertório e a atenção à fisiologia da voz do adolescente devem embasar as atividades utilizadas. Com base nesta reflexão, o guia de Canto foi construído visando apresentar de forma condensada e acessível esta síntese teórica assim como as estratégias que foram criadas. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: O ensino do canto infanto-juvenil apresenta uma demanda importante de conhecimento teórico e prático sobre as especificidades deste público que infelizmente não se encontra acessível para os educadores brasileiros. Após a revisão de literatura, foi possível delinear e sintetizar os principais aspectos referentes à fisiologia da voz infanto-juvenil, aos aspectos biopsicossociais que impactam no ensino do canto e às técnicas existentes voltadas à este público, aspectos que embasaram a criação do Guia de Canto, em especial as estratégias de ensino de canto contidas neste. Pesquisas futuras poderiam ampliar os resultados desta pesquisa, sendo a questão do impacto cultural na prática do canto deste publico um aspecto interessante a ser investigado.
(O5.2) PIBIC – Ciências Humanas – LETR, LING, ART : 26/10 – 11h00 – 13h00 – Auditório – Gregor Mendel