INTRODUÇÃO: Esse relatório descreve o processo de pesquisa sobre a importância do protagonismo negro na literatura e no cinema, de forma que analisa os estereótipos narrativos de personagem negra como alívio cômico em estórias. – OBJETIVOS: Os objetivos, desta forma, foram elucidar a importância do protagonismo negro na literatura e no cinema, apresentar e problematizar obras literárias e audiovisuais que apresentam personagens negras como alívio cômico, que não possuem protagonismo no enredo, levantar e analisar dados bibliográficos e teóricos sobre identificação leitor-obra e a importância dessa relação em leitores negros e organizar textos literários de escritoras brasileiras que apresentam protagonismo negro com o objetivo de exemplificar os resultados buscados nesse projeto de pesquisa. – MATERIAIS E MÉTODO: Foram selecionados filmes dentro de alguns estereótipos já expostos em outras literaturas do tema, tais como o “negro mágico”, “o melhor amigo negro”, “o ladrão”, “a doméstica” e “the angry black woman” que são alguns dos estereótipos de personagens negros recorrentes no cinema e na literatura . Dentro das intersecções, procurei por obras que os apresentassem de maneira cômica, mas não com aprofundamento na narrativa. Apenas uma fuga cômica para entretenimento no meio da trama majoritariamente branca. Ao pesquisar do macro para o micro, uma relação de filmes foi encontrada no site Veja Abril e Buzzfeed, selecionei filmes que eu já tive contato e poderia analisar a personagem negra neles. Foram selecionadas duas franquias; Velozes e Furiosos (2001), com atuais 8 filmes e High School Musical (2006) com 3 filmes. O intuito de selecionar franquias é pela questão da oportunidade de expansão de narrativa, apesar de terem protagonistas fixos, as franquias têm mais tempo logicamente de apresentarem personagens secundários, e aqui se torna objeto de análise como esse tempo de tela se dá para personagens negros. – RESULTADOS: Um exemplo é na franquia Velozes e Furiosos, na qual foram usados seis personagens negros recorrentes. Roman, Tej, Rico, Tejo, Hobbes e Ramsey. Tej e Roman são apresentados no segundo filme, esse que apresenta certa narrativa complementar em volta da história protagonista do personagem branco Brian, porém quando voltam no quinto filme, problemas individuais desaparecem. Roman aparece justamente na figura do “malandro”, são vários comportamentos e piadas feitas somente para ele. Quando os personagens estão sérios e em alta tensão, Roman ainda atua como alívio cômico. No segundo filme, ele traz nostalgia apenas para auxiliar o arco de redenção para o protagonista Brian. Seu estado de ex-prisioneiro é utilizado apenas como culpa para Brian. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A importância do protagonismo da personagem negra se dá para a multiplicidade de olhares e interpretações de uma narrativa, não basta que personagens negros estejam nas obras cinematográficas e literárias, eles precisam ser representados em sua complexidade. De forma que protagonize suas próprias histórias, seus pontos de vista, seus sucessos e seus fracassos. A construção colonial da sociedade impôs qual raça e quais fenótipos de corpos seriam considerados padrões dominantes nas artes, na política e na cultura, mesmo anos depois, esses padrões continuam sendo perpetuados e moldam como pessoas negras veem no mundo e se veem no mundo.