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LETRAMENTO/MULTILETRAMENTO NAS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE DIFERENTES LICENCIATURAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RESUMO

INTRODUÇÃO: O letramento é fundamental para o ensino na educação básica, pois o domínio da leitura e da escrita é essencial para vida em sociedade. As práticas discursivas estão presentes em todas as disciplinas, portanto, todos os docentes têm o papel de desenvolver o letramento dos estudantes em suas respectivas áreas do conhecimento. – OBJETIVOS: Apontar a percepção dos professores de diferentes licenciaturas nos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre (multi)letramento e multimodalidade, bem como experiências promotoras dessas práticas. Específicos: 1. caracterizar (multi)letramento/multilmodalidade a partir da literatura da área de estudos linguísticos. 2. analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP) quanto ao emprego dos conceitos de (multi)letramento/multimodalidade. 3. analisar percepções de docentes de diferentes disciplinas dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre (multi)letramento/multimodalidade. – MATERIAIS E MÉTODO: São utilizadas as seguintes técnicas de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, documental e Bola de Neve para seleção dos participantes da pesquisa. Para entrevista com os participantes, utilizou-se um instrumento de pesquisa via Google Forms com questões conceituais de múltipla escolha quanto a (multi)letramento/multimodalidade e uma questão discursiva referente a práticas de (multi)letramento de cada docente. Para a análise dos dados coletados, utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo, com procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, cruzando-o com a base teórica (KLEIMAN, 2007; SOARES, 2001; ROJO, 2014; STREET, 2014). A amostra da pesquisa é formada por dez docentes de diferentes disciplinas (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, matemática, história, geografia, ciências) e atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental. – RESULTADOS: Os resultados encontrados mostraram que os conceitos de multiletramentos, multimodalidade e letramento matemático são aqueles mais desconhecidos para a amostra. É importante ressaltar que os melhores desempenhos foram das professoras de Língua Inglesa, geografia e de umas das docentes de matemática – todas com 90% de acerto. Já os resultados encontrados, referente à questão dissertativa apontam que as professoras de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências possuem bom grau de letramento docente em suas áreas do conhecimento, tendo práticas pedagógicas eficientes para promoção do letramento. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Percebe-se que existem professoras que conhecem, de forma mais profunda, esses conceitos, porém outras não, o que traz implicações para a aplicação das diretrizes oficiais e para a promoção de práticas de letramento efetivas.

PALAVRAS-CHAVE:

letramento; multiletramento; práticas de letramento.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.1.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.1) : 25/10 – 15h00 – 15h30 – Hall – Bloco Verde B21
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIC da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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