INTRODUÇÃO: Para desenvolvermos o presente projeto de pesquisa científica analisamos duas obras: Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido e Teologia Moral: Impasses e Alternativas. Nossa intenção foi realizar interconexões sociais entre ambas as obras. – OBJETIVOS: O objetivo principal desse projeto foi realizar uma pesquisa de aprofundamento de conteúdo da obra de Paulo Freire, Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, contrapondo com a obra Teologia Moral: Impasse e Alternativa de Antônio Moser e Bernardino Leers. – MATERIAIS E MÉTODO: O método aplicado foi o dedutivo. A metodologia foi qualitativa, aplicada com análise de conteúdo. A técnica de pesquisa abordada a bibliográfica. Por parte da abordagem teológica, agimos metodologicamente do seguinte modo: a) análise da sua relação com a Bioética e suas interconexões sociais a partir da teologia cristã através da prática elaborada pelas pastorais sociais; b) enriquecer-se com outras posições que coerentemente defendam a dignidade humana; c) manter-se aberta a possibilidade de que outras tradições religiosas e culturais possam definir posições e práticas a partir de seus próprios pontos de vista. – RESULTADOS: Os resultados que procuramos atingir com essa pesquisa foi poder responder as perguntas que instigam todos os seres humanos, ao menos em um momento da sua caminhada, sob o olhar da Teologia e da Bioética: O que é a vida humana? Como promover a humanidade sem extrapolações? Quais são as delimitações a favor da vida? O que esperar da Teologia e da Bioética em relação às pessoas vulneráveis? Esses questionamentos tão profundos vão sendo respondidos no decorrer do projeto. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foram abertos novos caminhos dentro dessa temática, caminhos mais esperançosos e éticos em busca da resolução aos desafios da história, mantendo sempre no centro o ser humano e acentuando a sua dignidade.