INTRODUÇÃO: A vida consagrada na Igreja é um dom de Deus e apresenta grande importância, por meio da consagração de seus membros, que são testemunhas vivas do Evangelho, através do modo de vida que livremente decidem viver, seguindo radicalmente os ensinamentos de Deus, com o propósito da vivência especial dos conselhos evangélicos: castidade, pobreza e obediência. Sendo um dom divino, o Espírito Santo suscita diferentes tipos de vocações, assim há uma diversidade na vida consagrada, com fundações erigidas por homens e mulheres que correspondem a um chamado e inspiração divina, sendo elas instituto de vida consagrada ou sociedade de vida apostólica, apresentando sua heterogeneidade, mas ao mesmo tempo desempenhando seu papel e carisma presente em seu modo de viver. A diretriz que norteia a Igreja é o Código de Direito Canônico, que por sua vez delibera sobre a vida consagrada na Igreja, apresentando as diferenças entre os dois estilos de vida, instituto de vida consagrada e sociedade de vida apostólica. – OBJETIVOS: Para identificarmos a heterogeneidade entre instituto de vida consagrada e sociedade de vida apostólica, o objetivo geral da pesquisa consiste em apresentar as diferenças canônicas entre os institutos religiosos com as sociedades de vida apostólica. Para tanto, buscaremos definir os institutos de vida consagrada a partir dos cânones 573 a 607; analisar o que se refere as sociedades de vida apostólica a partir dos cânones 731 e 732; e diferenciar os institutos de vida consagrada das sociedades de vida apostólica com base nos cânones 733 a 746. – MATERIAIS E MÉTODO: O método empregado foi o de leitura e fichamento dos cânones, acrescentando os comentários e fundamentações teóricas de autores que distinguissem os institutos de vida consagrada das sociedades de vida apostólica. – RESULTADOS: Com a pesquisa pudemos levantar as heterogeneidades presentes nos institutos de vida consagrada para as sociedades de vida apostólica, de modo que ambas tem seu valor, por meio do carisma e da vivência que cada uma apresenta a seus membros. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Podemos destacar três aspectos principais que distinguem o instituto de vida consagrada para a sociedade de vida apostólica, sendo que a sociedade de vida apostólica aproximam-se dos institutos de vida consagrada, por meio cânones que são comuns as duas, porém é próprio da sociedade de vida apostólica a vida fraterna em comunidade e o apostolado.