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A PEDAGOGIA DA EMPATIA EM EDITH STEIN. APORTES PARA A DOCÊNCIA DE ENSINO RELIGIOSO

RESUMO

INTRODUÇÃO: Segundo Edith Stein a empatia tem extrema importância no processo educacional, além de ser um princípio ético e fundamental para as relações entre os indivíduos. A partir do pensamento steiniano é possível compreender que o outro tem suas próprias peculiaridades e precisa ser visto com alteridade. O sujeito que empatiza é capaz de compreender e vivenciar as experiências do outro, sem perder a individualidade, transcendendo a própria condição. Nesta dinâmica Edith Stein concebe a chamada pedagogia empática, capaz de transformar a prática docente em modelo humanizador preocupado com a formação integral do sujeito. A pedagogia empática, torna-se nesse interim, um aporte teórico para a docência do Ensino Religioso, pois tal como o componente curricular prima por critérios de ética e cidadania. – OBJETIVOS: Diante da complexidade do campo religioso brasileiro e desafios inerentes a educação o modelo de pedagogia empática proposto por Edith Stein pode ser um aporte teórico para o desenvolvimento do componente curricular do ER na formação integral do sujeito tal como pressuposto na BNCC? Objetivo geral visa identificar nos escritos da filósofa sua compreensão da pedagogia empática e os subsídios teóricos para a docência do ER. Nos propomos como objetivos específicos identificar as fontes de estudo sobre a empatia e os desdobramentos do pensamento da filósofa; averiguar como na pedagogia empática estão conjugadas a liberdade, a verdade e a responsabilidade; por fim analisar a contribuição da pedagogia empática no desenvolvimento da competência geral da empatia na BNCC para o Ensino Religioso. – MATERIAIS E MÉTODO: Optamos pela pesquisa bibliográfica exploratória descritiva por seu viés amplo e com a possibilidade de compreensão do tema em sua totalidade, aliado a metodologia indutiva. A busca por material pautou-se em pesquisas de artigos científicos e outros materiais. As plataformas de pesquisas virtuais utilizadas para a busca de conteúdo foram: Scielo (Scientific Electronic Libray Online; Google Acadêmico e BDTD. Com uma pesquisa sistemática e buscas em outras literaturas, foi possível estudar o tema proposto no intuito de encontrar a solução para o problema de pesquisa e, fundamentar a importância da empatia na formação do educador e mostrar como os atos empáticos podem transformar as relações em sala de aula. Por fim, a revisão de literatura possibilitou o aprofundamento do tema e a extração das ideias centrais a serem abordadas. – RESULTADOS: Os resultados obtidos com a pesquisa explicitaram de maneira mais clara e detalhada de que modo a pedagogia da empatia pode contribuir para a docência do componente curricular do Ensino Religioso no Ensino Fundamental de 9 anos, conforme propõe a BNCC. A pesquisa reflete que o tema da educação ocupa um lugar de destaque nas produções de Edith Stein e, que a empatia é um dos temas centrais no é central no pensamento da filósofa. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação não pode ser vista como mera transmissão de conteúdo, mas, sim, como uma prática que se reflete na formação do sujeito enquanto pessoa. Por isso, para Edith Stein, todo ato educativo remete a formação integral do indivíduo, ao respeito às alteridades e a prática pedagógica humanizadora.

PALAVRAS-CHAVE:

pedagogia da empatia; Edith Stein; ensino religioso; BNCC.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.2.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.2) : 25/10 – 15h30 – 16h00 – Hall – Bloco Verde B11
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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