Logo PUCPR

VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E OS PROCESSOS DE RESISTÊNCIA DOS PROFESSORES DE 1º. E 2º. GRAU DO PARANÁ, NOS ARQUIVOS DOPS (1964-1985)

RESUMO

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa está na interface entre Educação e Direitos Humanos. Aborda sobre os processos contra professores, instaurados na Delegacia de Ordem Política e Social do Paraná. – OBJETIVOS: investigar as violações dos direitos humanos e formas de resistência dos professores de 1° e 2° grau, nos arquivos da DOPS; investigar a legislação escolar sobre a formação docente e a formação discente, mais especificamente sobre os aspectos de caráter cívico e moral. – MATERIAIS E MÉTODO: esta é uma pesquisa historiográfica, que utiliza os arquivos DOPS como fonte documental, este está disponível no Arquivo Público do Paraná. Foram pesquisadas 23 Dossiês DOPS-PR. de Instituições de Ensino públicas e privadas do Paraná, de Associações de Classe dos Docentes do Ensino , de todos os níveis de ensino. Também foram pesquisadas as legislações escolares, a saber: a Reforma Universitária, Lei 5540/1968 e Lei de Diretrizes da Educação, Lei 5692/1971 sobre o ensino de 1º. e 2. Grau . A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: a primeira é a pesquisa bilbiográfica, a segunda é a pesquisa documental e a terceira é a análise dos resultado. O corpus documental foi analisado em perspectiva interdisciplinar com Foucault (2014), Weber (2004), Saviani (2008) e Fiuza (2019). – RESULTADOS: Os resultados da pesquisa mostram a ação do Estado na manutenção da ordem e da segurança pública, criando para isso um aparato jurídico que desse respaldo às suas ações repressoras. Os sujeitos suspeitos de ações que atentasse contra a ordem político-social eram processados pela DOPS e inúmeras vezes seus direitos foram violados. A legislação educacional corroborou com os propósitos políticos dos governos, no período de 1964-1985. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: As fontes de pesquisa revelam as estratégias dos agentes da polícia política na vigilância e repressão dos docentes do Paraná e as formas de resistência são encontradas nas manifestações, contestações e enfrentamento do regime de governo.

PALAVRAS-CHAVE:

ditadura civil militar; resistência dos professores; arquivos DOPS.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.2.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.2) : 25/10 – 15h30 – 16h00 – Hall – Bloco Verde B16
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email