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LETRAMENTO EM MATERIAIS DIDÁTICOS DISPONIBILIZADOS AOS DOCENTES DA REDE ESTADUAL PÚBLICA DE ENSINO

RESUMO

INTRODUÇÃO: Tendo em vista que a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) disponibilizou uma série de materiais de apoio ao docente durante o fechamento das escolas na pandemia de COVID-19 (mar./2020 a set./2021), pesquisa-se sobre letramentos/multiletramentos em materiais didáticos disponibilizados aos docentes/discentes do 6.º do ensino fundamental da rede pública de ensino, a fim de analisar a promoção dos (multi)letramentos desses recursos didáticos compartilhados de forma online e impressa. – OBJETIVOS: Examinar se os materiais didáticos disponibilizados aos docentes de Língua Portuguesa do Estado do Paraná promovem letramento/multiletramento nos discentes. Específicos: 1. Caracterizar letramento/multiletramento a partir da literatura da área de estudos linguísticos. 2. Analisar o CREP, instrumento definido para a Rede Estadual de Educação do Paraná, quanto ao emprego dos conceitos de letramento e multiletramento. 3. Identificar características de letramento/multiletramento em materiais didáticos online e impressos encaminhados para discentes da rede pública de ensino do Estado do Paraná. – MATERIAIS E MÉTODO: Realiza-se pesquisa de natureza qualitativa, empregando pesquisa bibliográfica e documental com a técnica de análise de conteúdo. Para tanto, coleta-se uma amostragem de 11 exercícios (22 questões de múltipla escolha), todos referentes ao gênero textual notícia, compartilhados simultaneamente com docentes via RCO+Aulas e com discentes do 6.º do ensino fundamental via Google Classroom. Os dados foram tratados no software ATLAS.ti. – RESULTADOS: Desse modo, as questões produzidas demandaram dos educandos, de modo geral, inferências explícitas, comprometendo o desenvolvimento de (multi)letramentos. Percebe-se também inadequações de referências, hibridização teórica, falhas estruturais do gênero notícia causadas pela rediagramação e a exploração superficial das temáticas propostas nas perguntas. Isso posto, permite pensar que esses materiais propõem práticas pouco promotoras de multiletramento, visto que não foi contemplado o trabalho com um texto que empregasse diferentes semioses. Ademais, as falhas de referenciação favorecem a perda de letramento digital/informacional. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta pesquisa permite sinalizar que a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed), um dos principais órgãos, desta unidade federativa, precisa ininterruptamente garantir a formação continuada para todo o corpo docente que constitui a rede pública de ensino. Nota-se que já existe uma iniciativa denominada de Formadores em Ação, entretanto, limita-se apenas em cinco temáticas que são tão importantes quanto um aprofundamento teórico mais específico de um componente curricular como Língua Portuguesa. Para tanto, é fundamental que haja uma ponte entre universidade e Estado, fomentando discussões que auxiliem no aprimoramento das práticas docentes.

PALAVRAS-CHAVE:

(Multi)letramentos; Material didático; notícia; ensino.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O7.5) PIBIC – Ciências Humanas – EDU, HIST, PSICO : 26/10 – 16h30 – 18h30 – Auditório – Brasilio
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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