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OS SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR QUE ENSINAVA MATEMÁTICA NAS 5ª A 8ª SÉRIES DO 1º GRAU NO ESTADO DO PARANÁ NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980

RESUMO

INTRODUÇÃO: O ensino no Brasil, em especifico o ensino de Matemática no Estado do Paraná sofreu alterações durante anos até se ter o que conhecemos como ensino nos dias de hoje. Nesse sentido é importante conhecermos de que forma o ensino dessa disciplina se deu e como ele se organizou numa determinada época. – OBJETIVOS: A investigação tem como interesse analisar e destacar os saberes profissionais dos professores que ensinavam matemática no estado do Paraná durante as décadas de 1970 e 1980 que eram lecionados de 5ª a 8ª séries, ou seja, que saberes eram considerando inerentes ao trabalho docente considerando as formas e as ferramentas de ensino utilizados pelos professores da época no 1° Grau. Além disso, pretende-se identificar e localizar fontes que possam ser utilizadas para futuras pesquisas numa perspectiva histórica. – MATERIAIS E MÉTODO: A presente pesquisa é pautada na perspectiva histórica e fez uso de fontes e documentos oficiais utilizados pelo próprio Governo do Paraná, por meio do CETEPAR, que na época produzia esses materiais que foram utilizados para a formação de professores em cursos específicos para os docentes de matemática, com o intuito de preparar os professores para as novas diretrizes de ensino postuladas pelo governo da época. – RESULTADOS: A partir de materiais destinados aos cursos para professores que ensinavam matemática nas 5ª a 8ª séries do ensino de 1º Grau, a investigação nos apontou uma ênfase maior nos conteúdos de ordem pedagógica em detrimento dos conteúdos específicos de matemática tratando-os de forma superficial. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Já em relação aos saberes “para ensinar”, ou seja, os saberes pedagógicos e didáticos a pesquisa mostraram que, no período de abrangência desta pesquisa, os saberes docentes para ensinar matemática eram indícios de duas perspectivas: a tecnicista que dava ênfase aos objetivos de ensino e, em relação à cognitivista o foco estava na compreensão do desenvolvimento cognitivo do sujeito segundo Piaget.

PALAVRAS-CHAVE:

ensino da matemática; saberes profissionais; formação de professores; educação no Paraná.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade Iniciação Científica Voluntária (ICV)
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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