INTRODUÇÃO: A pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação científica -PIBIC é parte do projeto Universidade e Educação Básica: Formação teórico-prática de professores nos cursos de licenciatura pela sistematização coletiva do conhecimento vinculado do grupo de pesquisa Práxis educativa: Dimensões e Processos, do PPGE da PUCPR. Investiga a interlocução entre os cursos de formação de professores e a escola básica em tempo de Pandemia COVIDe-19. Tem como objeto de estudo as iniciativas dos professores – didática prática – para realizar o ensino remoto. – OBJETIVOS: Levantar e sistematizar a didática prática desenvolvida pelos professores no Ensino Fundamental na modalidade remota durante a pandemia da COVIDe-19, tendo em vista contribuir com a prática pedagógica dos professores desse nível de ensino. – MATERIAIS E MÉTODO: Pesquisa de abordagem qualitativa que incluiu (i) levantamento do estado do conhecimento sobre a prática pedagógica, de professores do Ensino Fundamental I na modalidade remota; (ii) entrevistas semiestruturadas com professoras daquele nível de ensino; (iii) observação on-line de práticas realizadas presencialmente em uma das escolas. Três escolas constituem o campo de investigação: particular, pública e social com a participação de uma professora de cada escola. – RESULTADOS: a) o mapeamento da produção revela: (i) tendência predominante de estudos relacionados à prática pedagógica modalidade remota na Educação infantil; (ii) pesquisas da prática pedagógica no Ensino Fundamental I sobre a prática pedagógica em áreas específicas como como: Educação Física, Arte, Matemática e letramento; (iii) a formação continuada de professores de Ensino Fundamental I para realizar prática pedagógica pós-pandemia. b a prática pedagógica das professoras revela: (i)construção coletiva do conhecimento; (ii) necessidade de adaptar as práticas desenvolvidas durante o período à nova realidade, (iii) necessidade de qualificação dos professores para trabalhar com recursos tecnológicos e de multimidia; (iii) a importância da interação professor-professor; professor e alunos e o desafio do retorno à modalidade presencial. E como lacuna, foi observada a falta de estudos sobre a prática pedagógica na modalidade remota, evidenciando que a maioria das práticas foram adaptadas e não criadas durante a pandemia da COVID-19. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Se a passagem das aulas presenciais para a modalidade remota significou um grande desafio para os professores, o retorno às aulas presenciais também coloca um novo desafio. Há que se criar medidas para o acompanhamento dos estudantes no retorno presencial, avaliar as defasagens e proporcionar atividades para minimizar os problemas decorrentes do período de isolamento social.