INTRODUÇÃO: Esta pesquisa tem como foco de investigação os saberes docentes como subsídios para a formação de professores, em especial, as contribuições da abordagem progressista, proposta por Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Freire teve a sua vida e obra intimamente ligadas, por ser um pensador da prática e não apenas da teoria. Ao ser um pensador da prática, vai refletindo sobre a educação com o objetivo de melhorá-la cada vez mais, por meio da sua experiencia o que o torna um dos educadores mais importantes da sua geração até os dias atuais. – OBJETIVOS: Analisar os saberes propostos por Paulo Freire na abordagem progressista como subsídios para formação crítica e transformadora de professores. – MATERIAIS E MÉTODO: Neste contexto, vale ressaltar que para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa, fazendo-se necessário o levamento tipo estado da arte, no qual optou-se por uma análise em teses e dissertações publicadas nos anos de 2011 a 2022, disponíveis nas plataformas digitais da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível, o levantamento dos saberes propostos por Freire na educação dialógica. – RESULTADOS: Destacou-se que a base desta educação transformadora é o diálogo e a humanização da educação, há uma necessidade de entender melhor essa metodologia afim de aplicá-la efetivamente, visando o aprimoramento de profissionais envolvidos no ensino aprendizagem. Vale destacar, que Freire traz questões contemporâneas e seus pensamentos podem conduzir a construção da teoria curricular emancipatória e a humanização dos sujeitos. Na formação de educadores, Freire têm demonstrado que os princípios descritos na perspectiva freireana, ainda merecem investigação, em função da relevância nas ações formativas, tanto no que se refere à formação inicial como na formação continuada, pois a educação passa por um momento difícil e repensar a prática pedagógica é necessário, para isso é importante desenvolver estudos que visem contribuir de maneira direta tanto professores quanto alunos. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Deste modo, demonstrou-se com a pesquisa, como os questionamentos de Freire a respeito da educação, ainda são pertinentes e seus ensinamentos ainda devem ser aprimorados para que se possa alcançar a excelência da educação, buscando meios para que os docentes tenham uma formação de qualidade e que esses mesmos profissionais possam desenvolver o ensino aprendizagem de maneira adequada, para que se possa ter um país democrático onde o cidadão tenha consciência sobre o seu papel fundamental na sociedade, a fim de se ter um país mais justo, com igualdade de direitos e educação para todos, no qual o ensino não seja um privilégio e sim um direito.