INTRODUÇÃO: A pesquisa Saberes e Construtos Docentes na Educação Transformadora de Paulo Freire: Estado da arte, elaborada a partir de artigos e tem como foco de investigação os saberes docentes como subsídios para formação de professores. O objetivo geral foi analisar a presença da temática saberes docentes da abordagem progressista de Freire, na produção do conhecimento, em artigos publicados entre 2011 a 2021, por meio do levantamento de estado da arte para geração de subsídios para a formação de professores. – OBJETIVOS: Os objetivos específicos foram: a) Pesquisar como se caracteriza os saberes e construtos docentes na abordagem progressista de Freire. b) Investigar a temática sobre os saberes docentes na abordagem progressista de Freire, em artigos publicados no período de 2011 a 2021; c) Sistematizar os resultados a partir do levantamento do estado da arte dos referenciais teóricos investigados sobre saberes e construtos docentes sobre a educação transformadora na abordagem progressiva de Freire visando a elaboração de subsídios para formação de professores. – MATERIAIS E MÉTODO: Elegeu-se como problema de pesquisa: Como os saberes e construtos docentes propostos por Paulo Freire no paradigma da educação libertadora que se apresentam na produção de conhecimento em artigos que podem subsidiar a formação de professores? A pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa, do tipo do estado da arte sobre os saberes docentes presente em artigos no período de 2011 a 2021, em especial, os saberes e construtos docentes propostos por Freire. Para tanto, realizou-se a busca nas plataformas de dados Google Acadêmico e o Scielo, nas quais localizou-se a presença da temática dos saberes docentes, em especial, propostos por Paulo Freire presentes na produção do conhecimento em artigos publicados entre 2011 à 2021. – RESULTADOS: Nos resultados, a sistematização gerou os referenciais teóricos sobre saberes e construtos que podem subsidiar uma educação transformadora e a dialogicidade sobre a temática a partir dos princípios norteadores de Paulo Freire. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A presente pesquisa, que teve como temática Saberes e construtos docentes na educação transformadora de Paulo Freire e, como esses saberes e construtos docentes propostos se apresentam na produção de conhecimento em artigos, permitiu levantamento do que está sendo discutido sobre temática entre os pesquisadores da área, apresentando diferentes considerações presentes nos estudos de autores a partir do pensamento freiriano, sobre a importância do continuo aprimoramento na tarefa docente e sobre subsídios para superar as dificuldade e obstáculos encontrados na formação continuada.