INTRODUÇÃO: Este estudo se integra ao projeto maior “Políticas Educacionais, Formação de Professores e Educação Escolar”, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da PUCPR e tem como objeto de estudo, as políticas nacionais e estaduais de educação, no período de 1946-1971. – OBJETIVOS: O objetivo geral foi identificar as relações das políticas públicas de Educação com a formação dos professores e a instrução pública que se realizava nas Escolas, em Curitiba, no período de 1946-1971. Os objetivos específicos foram (i) identificar as influências das políticas nacionais sobre as políticas estaduais de Educação no período da passagem da lei 4024/61 para a vigência da lei 5692/71; (ii) identificar como os professores sentiram a influência das políticas nacionais e estaduais, sobre as práticas escolares no período estudado; (iii) relacionar os dados colhidos nas propostas então veiculadas em âmbito nacional, nas escolas pesquisadas em Curitiba: Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, Colégio Estadual Dom Orione, Colégio Estadual Pio Lanteri e Colégio Estadual Dom Pedro II. – MATERIAIS E MÉTODO: Nesse sentido considerou-se que a Lei de Diretrizes e Bases nº. 4.024/61 foi uma importante política para estruturar a educação – em todas as suas etapas de ensino em nível nacional, atendendo às demandas dos diversos setores da sociedade que, desde o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), reivindicavam uma legislação dessa abrangência; era, pois, necessário encaminhar a educação em uma direção conjunta, já que as reformas educacionais de abrangência estadual criavam disparidades em relação ao ensino. Não se pode, contudo, deixar de abordar a importância das Leis Orgânicas de Educação (1946), que forneceram muitas das bases presentes na LDB de 1961. – RESULTADOS: O principal resultado foi a comparação entre as fontes coletadas nas escolas pesquisadas e a verificação de como as políticas nacionais e estaduais eram vivenciadas nas escolas pesquisadas. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nesse sentido considerou-se que a Lei de Diretrizes e Bases nº. 4.024/61 foi uma importante política para estruturar a educação – em todas as suas etapas de ensino em nível nacional, atendendo às demandas dos diversos setores da sociedade que, desde o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), reivindicavam uma legislação dessa abrangência; era, pois, necessário encaminhar a educação em uma direção conjunta, já que as reformas educacionais de abrangência estadual criavam disparidades em relação ao ensino. Não se pode, contudo, deixar de abordar a importância das Leis Orgânicas de Educação (1946), que forneceram muitas das bases presentes na LDB de 1961. É assim que, do ponto de vista das fontes documentais e testemu.