Logo PUCPR

MAPEAMENTO DE ARTIGOS EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ARTIGOS SOBRE COVID-19

RESUMO

INTRODUÇÃO: A pesquisa trata de uma investigação bibliográfica de caráter qualitativo, e se compõe como um Estado da Arte constituído por revisão sistemática em relação ao campo de formação de professores, observando os artigos que abordam as mudanças ocorridas nas atividades escolares resultantes da pandemia e as implicações na formação de professores. – OBJETIVOS: O objetivo é realizar um mapeamento das produções que abordam estudos sobre a formação de professores e COVIDe-19, em periódicos da área da Educação para indicar as pesquisas no campo da formação de professores e as práticas formativas diante da pandemia. – MATERIAIS E MÉTODO: Os artigos consultados fora selecionados primeiramente pela análise do título e do resumo para verificar se os materiais correspondiam ao objetivo do projeto. Os dados levantados foram coletados durante todo o decorrer desse estudo. – RESULTADOS: Ao todo, 19 pesquisas passaram pelo processo de exclusão e seleção e foram catalogadas e explicadas na discussão do estudo. Foi consultada também, a página oficial da Prefeitura Municipal de Curitiba e analisadas suas publicações. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por meio da análise da literatura sobre o assunto, pode-se perceber uma grande identificação das questões que abordam as desigualdades sociais, que foram mais intensificadas com o isolamento social e com o ensino remoto, a necessidade do uso dos recursos tecnológicos e, ainda, foi identificada a falta de acesso ao alimento básico do dia a dia. Os autores abordaram também a questão de se adaptar de maneira imediata ao modelo de ensino online, da dificuldade que foi ver-se diante dessa nova realidade, mudada da sala de aula com a interação imediata e direta, para o online, em que cada pessoa está em sua casa, podendo estar ou não interagindo com as aulas.

PALAVRAS-CHAVE:

educação pandêmica; ensino remoto; COVID-19; formação de professores.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.2.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.2) : 25/10 – 15h30 – 16h00 – Hall – Bloco Verde B07
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIC da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email