INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta uma análise dos desafios da mediação na práxis pedagógica a partir de Gramsci, Vygotsky e Freire. Cabe ressaltar que, embora tenham sido escritas em outro contexto histórico, as obras de Gramsci, Freire e Vygotsky ainda se fazem atuais e relevantes, em especial no cenário pandêmico e pós-pandêmico, no qual a práxis pedagógica passou a ser repensada mediante os desafios do ensino por meio de recursos tecnológicos e virtuais que se consolidaram. – OBJETIVOS: Tem por objetivo discutir as perspectivas de mediação pedagógica nas propostas de Gramsci, Vygotsky e Freire, tendo em vista os desafios do ensino por meio de recursos tecnológicos e virtuais. – MATERIAIS E MÉTODO: Para tal, foram utilizadas, como metodologia, pesquisas teóricas e revisões bibliográficas a partir do referencial teórico-metodológico hermenêutico. – RESULTADOS: Nota-se que, embora haja uma diferença histórica entre os autores, há uma correlação entre o conceito de mediação de Gramsci (1932, 2004), Freire (1994) e Vygotsky (1998, 2000), que acreditam ser necessário o educador compreender seu papel dentro do processo educativo, entendendo que não deve ocupar o papel de pessoa detentora de todo o saber, mas sim o papel de colaborador para o desenvolvimento intelectual e social do educando, o qual deve ter um papel ativo em seu processo de aprendizagem. Além disso, para os autores, torna-se imprescindível o educador entender que, a partir de sua práxis pedagógica, o educando consiga realizar a integração entre teoria e a prática, entre os conceitos teóricos e a realidade do estudante, pois, somente assim, o indivíduo conseguirá se transformar e transformar a sociedade na qual se encontra inserido. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se, portanto, após a discussão dos resultados, que a mediação na práxis pedagógica é um conceito que deve ser estudado e revisitado, principalmente por conta do período sócio-histórico atual, sendo necessário uma revisão das práticas pedagógicas vigentes que tendem a focalizar o processo educacional na figura do professor, visando um melhor desenvolvimento, tanto intelectual quanto social, do educando.