INTRODUÇÃO: Esta pesquisa tem como objeto o mapeamento sobre as produções científicas sobre a relação entre sincretismo religioso e educação na cidade de Curtiba, PR. – OBJETIVOS: O objetivo foi localizar e mapear os principais personagens e instituições que traduzam o sincretismo religioso na cidade de Curitiba; isto é, que articulem elementos do catolicismo, das religiões de matriz africana e indígena. Além disso, buscou-se discutir a religião como cultura, apontando as modificações de comportamento por ela geradas. – MATERIAIS E MÉTODO: Por meio de uma busca indiciária em sites da internet, domínios acadêmicos, portais de notícias e revistas científicas da área de História da Educação identificamos alguns personagens e instituições que traduzem o sincretismo religioso na cidade de Curitiba; Apresentamos em tabelas detalhadas a localização (bairro) e o domínio digital de origem das informações a respeito de x benzedeiras e x experiências sincréticas na capital paranaense. Realizada sob o aporte teórico da Nova História Cultural, buscou evidenciar o papel transformador do fenômeno religioso na sociedade e na educação respaldada pela Sociologia, Antropologia e pela História da Educação. – RESULTADOS: Os sujeitos, movimentos e instituições localizados na pesquisa permitem ampliar a discussão sobre os imbricamentos entre educação, religião e sincretismo e seus efeitos na cultura e na sociedade. Na educação, a perspectiva de religião como cultura está presente nas práticas que sensibilizam, na mentalidade coletiva que, dentro e fora da escola, gera violência. As práticas religiosas diversas estão fortemente presentes na educação e, ainda assim, a intolerância ocorre, talvez por uma disputa de poderes dentro do campo político cultural que reflete a dominância de uma maioria que exclui e ignora as manifestações religiosas que não se enquadram na normativa cultural. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os dados levantados referem-se a instituições e personagens resultantes de diversas misturas religiosas e permitem desdobramentos para pesquisas futuras, considerando o caráter dinâmico do tema.