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A TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

RESUMO

INTRODUÇÃO: A transdisciplinaridade é uma perspectiva de pensamento que vem fomentando as pesquisas educacionais por permitir um olhar inovador que tem a capacidade de fazer o professor promover sua própria autonomia, descobrir caminhos, saber fazer, ter e observar boas práticas pedagógicas e propõe que o indivíduo se aprimore e evolua, transforme a si e aos outros para além dos muros da escola. Promover a atitude transdisciplinar instiga a argumentação, abertura ao desconhecido e tolerância com o diferente, reconhecendo e considerando o indivíduo como um todo, desde seu pensamento, sentidos e toda a complexidade do ser, permitindo que essa reflexão. – OBJETIVOS: De modo que a presente pesquisa tem como objetivo geral de aprofundar os conhecimentos a respeito da transdisciplinaridade na educação básica, à luz da teoria da complexidade, por meio da qual reproblematiza os fins da Educação na Era Planetária. – MATERIAIS E MÉTODO: Para atingir o objetivo, foi preciso analisar os referenciais teóricos e metodológicos dos professores da educação básica e analisar as práticas dos professores a partir dos pressupostos da teoria da Complexidade de Morin. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa documental, bibliográfica do estado da arte com coleta de dados por meio de entrevista. – RESULTADOS: Como resultado é possível constatar que a atitude transdisciplinar contribui com as metodologias e possibilita o desenvolvimento integral do indivíduo, não apenas nas atribuições escolares, mas no íntimo do indivíduo. Não obstante, o embasamento teórico dos trabalhos analisados demonstrou a constante relevância de Edgar Morin, Basarab Nicolescu e Maria Cândida Moraes para compreensão e fundamentação da transdisciplinaridade. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, a análise permitiu vislumbrar que é possível atuar de forma transdisciplinar, ainda que sem conhecer a terminologia, mas buscando alternativas que aprimorem o cotidiano das crianças em suas atividades escolares, dando atenção a mais de uma concepção de educação e não adotando apenas uma única teoria como verdadeira. É preciso pensar e trabalhar de maneira criativa, promovendo a aprendizagem de diversas maneiras. Por fim, é importante que a instituição tenha uma base teórica a seguir, bem como promova a formação dos profissionais, dando suporte, incentivo e segurança para a comunidade escolar.

PALAVRAS-CHAVE:

transdisciplinaridade; complexidade; educação básica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.2.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.2) : 25/10 – 15h30 – 16h00 – Hall – Bloco Verde B04
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIC da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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