INTRODUÇÃO: Este trabalho de pesquisa trata do tema “história de vida”, buscando analisar narrativas (auto)biográficas de professoras que atuam nas disciplinas da área da Saúde, e conhecer sua vivência no período da pandemia do COVID-19. – OBJETIVOS: O objetivo é verificar as principais motivações que as professoras tiveram para a escolha da profissão docente, e como foram enfrentadas as dificuldades e os desafios propostos pela pandemia. – MATERIAIS E MÉTODO: Na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da CAPES foi realizado o levantamento de artigos, teses e dissertações que abordassem o tema “história de vida de professores”, “pandemia” e “educação”. Em seguida, professoras foram convidadas por e-mail a participarem de uma entrevista para a coleta de dados. As professoras que aceitaram participar agendaram dia e horário para serem entrevistadas, as entrevistas foram degravadas, e as respostas foram analisadas. – RESULTADOS: A análise dessas narrativas (auto)biográficas originou na divisão e subdivisão dos dados, dispostos em categorias e subcategorias, mostrando as principais motivações das professoras na escolha da docência como profissão, apresentando caráteres familiares (afetivos), políticos, sociais e econômicos, e como o impacto da pandemia do COVID-19 interferiu na convivência familiar, preparo e desenvolvimento de suas aulas, interação com os alunos, bem-estar físico e mental, emprego da tecnologia, algumas lições que puderam tirar dessa experiência de pandemia, perspectivas no/do período “pós pandemia”, e por último sobre o relato de uma experiência pessoal marcante como professora ou como aluna em sua trajetória educacional. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa permitiu compreender como se dá a formação do professor, levando em conta a sua história de vida e os fragmentos que o constroem no decorrer do tempo. Possibilitou a valorização do “eu” pessoa das professoras. Constatou-se que, de acordo com os sujeitos da pesquisa, foram enfrentadas grandes dificuldades durante a pandemia na realização de aulas remotas, nas convivências familiares, interação com os alunos, emprego de tecnologias, e principalmente no bem-estar físico e mental das professoras entrevistadas.