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AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

RESUMO

INTRODUÇÃO: O presente relatório está vinculado ao projeto de pesquisa “As políticas educacionais e a formação continuada de professores nas redes públicas de ensino do Paraná durante a pandemia de COVID-19”, estando inserido na linha de pesquisa “História e Políticas da Educação e Formação de Professores”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. – OBJETIVOS: O objetivo geral da pesquisa foi Investigar de que forma as políticas educacionais adotadas na Rede Municipal de Ensino de Curitiba se relacionaram com a formação continuada de professores durante a pandemia de COVID-19. Os objetivos específicos foram: a) Identificar estudos e pesquisas realizados sobre a formação continuada de professores durante a pandemia da COVID-19; b) Verificar como foi realizada a formação continuada de professores na Rede Municipal de Ensino de Curitiba durante a pandemia de COVID-19; c) Investigar como essa formação continuada repercutiu na prática pedagógica docente. – MATERIAIS E MÉTODO: Para o desenvolvimento da proposta, utilizamos a metodologia da pesquisa bibliográfica e documental, que se subsidia no levantamento, leitura e interpretação dos conteúdos das fontes. Quanto à interpretação dos dados, buscamos entendê-los articulando-os com o contexto socioeconômico, político e cultural. – RESULTADOS: Foram realizadas pesquisas que investigaram como ocorreu a formação continuada dos professores. As formações eram realizadas de forma remota onde os docentes tem acesso ao Programa Veredas Formativas, disponibilizado pela Secretaria Municipal da Educação. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pandemia gerada pela proliferação da COVID-19 emanou demandas extraordinárias acerca de seu enfrentamento na tentativa de preservar o máximo de vidas possível. A partir disso, o Poder Público Municipal entabulou uma série de medidas julgadas fundamentais para o contexto onde estavam inseridos para garantir o acesso à educação dos discentes e a formação continuada dos docentes.

PALAVRAS-CHAVE:

formação continuada de professores; COVID-19; Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.4.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.4) : 25/10 – 16h30 – 17h00 – Hall – Bloco Verde A11
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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