INTRODUÇÃO: Devido a visão distorcida e limitada em relação à carreira de um(a) psicólogo(a) que muitos estudantes possuem e das próprias expectativas e aspirações que por vezes não correspondem à realidade da profissão, os recém-graduados podem se frustrar ao se deparar com um cenário que não condiz, necessariamente, com suas expectativas. – OBJETIVOS: Verificar as expectativas e intenções dos(as) psicólogos(as) a respeito da atuação na profissão e identificar as estratégias adotadas para a construção de carreira. – MATERIAIS E MÉTODO: O procedimento para obtenção dos dados se enquadra como pesquisa de levantamento e de natureza quantitativa. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário estruturado, disponibilizado pela plataforma do google forms e enviado para recém-egressos do curso de psicologia do ano de 2020. Na medida em que os participantes leram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e assinalaram o aceite, tiveram acesso ao instrumento e responderam às perguntas da pesquisa. A coleta de dados ocorreu nos meses de outubro e novembro de 2021 e contou com 22 participantes. Após a coleta de dados, os dados foram organizados e os resultados descritos com apoio gráficos e quadros para que, então, pudessem ser analisados segundo os objetivos com o aporte da literatura. – RESULTADOS: Foi possível evidenciar que sentimentos mais relatados pelos participantes após a conclusão do curso foram o medo do desemprego (72,7%) e a sensação de despreparo para atuar (63,6%). Além disso, pode-se constatar que os participantes tem uma postura ativa na busca pela qualificação profissional como estratégia para a construção de carreira, 90,9% está aberto(a) a feedbacks e 81,8% está atento(a) para oportunidades de capacitação. Todavia, o planejamento de carreira obteve poucas respostas, sendo que 18,2% elaborou um planejamento na graduação e 27,3% iniciou um plano de carreira após ter se formado. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir dos resultados obtidos, relacionados com a teoria, pode-se perceber que o planejamento da carreira, embora tenha sido tão pouco considerado para os participantes desde a graduação, é um importante facilitador para a inserção do indivíduo no mercado de trabalho, além de amenizar os sentimentos de insegurança e angústia que tendem a dificultar ainda mais o início da atuação profissional. Visto isso, faz-se necessário a maior valorização dessa estratégia como um recurso de extrema influência na carreira profissional dos indivíduos.