INTRODUÇÃO: Punição é um tema polêmico entre as discussões na análise do comportamento e existem distintas conceituações e prescrições entre os autores. Questiona-se como tais posicionamentos contribuem e podem ter afetado a quantidade de publicações e produção tecnológica na área. Apesar disso, a sociedade faz uso frequente de técnicas punitivas corrigir comportamentos inadequados. Por isto, a relevância social do uso de punição nos levou, enquanto comunidade científica, a estudar os fenômenos acerca desta interação. Na literatura analítico-comportamental o debate acerca do uso da punição pode ter sofrido mudanças dada a polêmica do tema. – OBJETIVOS: O presente trabalho visa analisar de forma quantitativa e qualitativa as pesquisas sobre punição utilizando participantes humanos. – MATERIAIS E MÉTODO: Para tanto, foi feita uma revisão de literatura considerando publicações feitas nos periódicos analítico-comportamentais JABA, JEAB e REBAC. Foram incluídos na amostra artigos empíricos experimentais, publicados em português ou inglês, sem restrição de data, que contivessem no título uma ou mais palavras das palavras-chave pré-estabelecidas e que tivessem feito suas investigações com participantes humanos. – RESULTADOS: Ao todo foram encontrados 133 artigos. Desses, 39 estavam de acordo com os critérios de elegibilidade e compuseram a amostra final. Dentre os dados coletados, foram pautados aspectos referentes ao ano de publicação, tipo de participante, comportamento operante estudado e tipo de punidor utilizado nas pesquisas. Os resultados indicaram que houve queda na produção bibliográfica sobre esse tema especialmente entre as décadas de 1960 e 1990. Além disso, foi identificada uma alteração nos tipos de estímulos punidores utilizados. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir desse levantamento, discute-se e especula-se que, para além da não recomendação do uso de punição como técnica de ensino, os analistas do comportamento publicaram menos sobre o tema por possível maior exigências de cuidado éticos bem como pouca aceitação social desse tipo de procedimento. Discute-se também que, apesar da aparente evitação do tema, outros nomes surgiram nas décadas mais recentes cujo procedimento e efeito pode ser considerado dentro das possíveis definições de punição, mas evita-se a relação com o tema. É possível concluir como necessária a continuidade de produções científicas acerca de técnicas punitivas considerando que este é um tema cotidiano e pouco explorado.