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EFEITOS DO TREINO DE EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS SOBRE O OPERANTE VERBAL (INTRAVERBAL) EM CRIANÇAS

RESUMO

INTRODUÇÃO: O surgimento de relações verbais, também surgindo como uma relação intraverbal por equivalência de estímulos e o desenvolvimento do comportamento intraverbal principalmente é um tema de pesquisa que vem aumentando o interesse por pesquisadores recentemente. – OBJETIVOS: O objetivo dessa pesquisa foi pesquisar relações intraverbais em crianças com dificuldade de aprendizagem, verificando relações arbitrárias em sequências intraverbais.• Proporcionar ao discente iniciar pesquisa na área do comportamento verbal. Pesquisar as relações verbais em crianças com dificuldade de aprendizagem. Criar situação para que as crianças formem relações arbitrárias de estímulosequivalentes. Verificar as relações arbitrárias em sequências intraverbais. Comparar as relações intraverbais pré e pós a formação de relações arbitrárias. – MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa empregou o método experimental com oito participantes, se dividindo em cinco etapas I – aspectos éticos: submissão ao comitê de ética em pesquisa, II – seleção dos participantes, III – linha de base: nomeação e relação intraverbal. IV – Treino e teste de equivalência de estímulos e por último V – Pós teste. Na linha de base era solicitado que os participantes escolhessem três estímulos e contassem uma história, passavam pelo treino com o procedimento maching-to-sample, o teste de equivalência e por último no Pós teste era repetido o mesmo processo da linha de base. – RESULTADOS: A pesquisa buscava estudar as relações intraverbais (número de palavras, número de estímulos mencionados), onde deveria ocorrer um aumento junto com a equivalência de estímulos após concluir os treinos. Entretanto, houve dificuldades para os participantes completarem os treinos e nenhum dos participantes apresentou a equivalência de estímulos no teste, em sete de oito participantes não houve aumento das relações intraverbais (não houve aumento do número de palavras e estímulos). – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Entretanto um dos participantes apresentou um aumento no uso dos estímulos escolhidos e quantidades de palavras no Pós-Teste, apesar de apresentar baixa equivalência no teste. Futuras pesquisas poderiam avaliar se o baixo nível intraverbal pelo VB-MAPP poderia estar relacionado a dificuldade de realizar a equivalência pelo comportamento do ouvinte e de regras e principalmente, se é possível ter um aumento no uso dos estímulos e número de palavras pelo participante, mesmo sem a aquisição da equivalência de estímulos com 100%, apenas pelo número de treinos aplicados como foi o caso do participante VT.

PALAVRAS-CHAVE:

equivalência de estímulos; relação intraverbal; comportamento verbal; Maching-to-sample.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.1.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.1) : 25/10 – 15h00 – 15h30 – Hall – Bloco Verde B09
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIC da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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