INTRODUÇÃO: Este trabalho refere-se à realização de uma pesquisa teórica sobre as práticas em psicologia desenvolvidas em contextos educacionais (formais e não formais) sobre o tema das masculinidades, interessados em entender como os significados atribuídos às experiências dos indivíduos ajudam a compreender a dinâmica responsável pela produção da subjetividade. A justificativa do projeto se pauta na noção de que intervenções sobre o tema podem contribuir para a promoção de igualdade de gênero e qualidade de vida. Subsequentemente, foram desenvolvidos estudos teóricos sobre as produções do tema, para fundamentar a análise e compreensão da pesquisa. – OBJETIVOS: O objetivo foi realizar um levantamento bibliográfico sobre as práticas de psicologia nos contextos educacionais que trabalhassem com os estudantes sobre tema das masculinidades. – MATERIAIS E MÉTODO: A partir da pesquisa qualitativa foi realizado um procedimento de revisão bibliográfica e documental a fim de identificar estudos científicos sobre masculinidades que analisem práticas de intervenção psicológica e/ou interdisciplinar, que identifiquem o formato destas intervenções e que sejam desenvolvidas em contextos educacionais. – RESULTADOS: Após vasta pesquisa, e diversas variações de palavras chaves, conseguimos chegar ao resultado apurado de 4 artigos, os quais indicaram alteração nos recortes de busca. Como resultado apurado, estes 4 estudos vislumbrar algumas características da realidade contida nos contextos educacionais e alguns de seus desdobramentos para pensar como aparece tema das masculinidades na escola. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como consideração, entende-se que são poucas publicações que possuam um viés interventivo em razão das demandas existentes no âmbito educacional a partir das temáticas de gênero e masculinidade. Além disso, a análise dos trabalhos encontrados contribui para consideração da importância deste tema de estudo e da necessidade de programas e projetos de intervenção, para que os processos de transformação social desses marcadores possar ser experimentados de modo reflexivo e crítico.