Logo PUCPR

PORTUGUESES NO BRASIL: O PAPEL DA IMIGRAÇÃO NA RELAÇÕES ENTRE BRASIL E PORTUGAL DURANTE A PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930)

RESUMO

INTRODUÇÃO: Com o advento da Primeira República, uma nova configuração da diplomacia internacional surgiu-se, onde a busca por novas relações econômicas e políticas foi um dos focos desse novo governo. Dentro desse contexto, Portugal acaba sendo uma nação chave para os interesses do Brasil dentro da questão imigratória, tais como o embranquecimento populacional e uma demanda de mão de obra para o mercado interno, algo que acaba afetando as relações entre as duas nações. A forte dependência de Portugal em relação ao Brasil ocasionou que esta procurasse cada vez mais se aproximar da nação brasileira, e através desta aproximação, investir no seu parceiro republicano. – OBJETIVOS: Esta pesquisa almeja compreender o papel que o movimento migratório luso teve sobre a relação de Portugal e Brasil, no período da Primeira República (1889-1930). Visa também entender o funcionamento da política externa brasileira e mapear os seus interesses e fatores determinantes durante o período em questão. Determinar de que forma as relações diplomáticas entre Portugal e Brasil, possibilitaram uma maior presença brasileira no fóros interncionais e ampliação da diversificação das parcerias internacionais brasileiras, permitindo ao Brasil um espaço maior de manobra num cenário mundial dominado pelo imperialismo britânico, principalmente. – MATERIAIS E MÉTODO: Para isso foi-se utilizado de obras secundárias como principais fontes de informação acima do tema, principalmente acerca da migração e da História das Relações Internacionais. Quanto a metodologia, foi-se utilizado dos estudos de Pierre Renouvin e de Jean-Baptiste Duroselle, a fim de compreender melhor a aplicação da Teoria das Forças Profundas. – RESULTADOS: A partir do estudo permitiu-se assimilar que a imigração portuguesa serviu como um elemento fundamental para a aproximação das nações brasileira e portuguesa, ajudando ambos os países com os seus interesses e, mesmo com o rompimento diplomático ocorrido entre os dois em 1894, esta esteve-se presente como uma ferramenta política ao decorrer da Primeira República. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Consideramos que as relações entre Portugal e Brasil durante a Primeira República atingiram um balanço positivo, pois possibilitaram um incremento populacional ao Brasil com grandes levas de imigrantes portugueses se estabelecendo nos principais centros urbanos do país, oferecendo mão de obra necessária para o comércio, a indústria e o setor de serviços, possibilitando também a ocupação territorial de vazios demográficos. Ampliou também as possibilidades do comércio de produtos agrícolas brasileiros, por meio de empresas comerciais portuguesas e a entrada destes produtos no mercado europeu.

PALAVRAS-CHAVE:

Relações Internacionais brasileiras; Imigração portuguesa para o Brasil; Primeira República; relações entre Brasil e Portugal; história da política exterior brasileira.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão E-Pôster:
(P2.4.8) Sessão Pôster: PIBIC/PIBITI Jr – Todas áreas e PIBIC – Ciências Humanas (P.4) : 25/10 – 16h30 – 17h00 – Hall – Bloco Verde A15
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIC da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email