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ANÁLISE DA GAZETA DO POVO: A TRANSFORMAÇÃO QUE LEVOU AO CONSERVADORISMO

RESUMO

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa trata do modo como a Gazeta do Povo se posiciona de forma conservadora em sua linha editorial. Considerado o maior jornal do Paraná, a Gazeta do Povo foi fundada em 1919 pelo advogado Benjamin Lins, com sua sede localizada em Curitiba. A partir de 2015, declarando que se adaptaria às novas exigências do público, o veículo começou a se apresentar de forma tradicionalista, influenciado por questões políticas. As transformações fizeram com que o jornal se tornasse um representante direto do conservadorismo brasileiro (MARTINS, 2018). Em 2017, a Gazeta já não contava mais com sua versão impressa e em seu site publicava a seção de opinião, chamada “Nossos Encartes”, na qual é opinado sobre temas sociais, religiosos e políticos e são defendidas ideias assentadas ao conceito de família tradicional brasileira. Portanto, esta pesquisa parte do seguinte problema de pesquisa: como as transformações dentro do jornal Gazeta do Povo ao longo dos últimos anos afetam a produção de conteúdo do jornal hoje? Entende-se que o estudo da história da imprensa paranaense é fundamental para a compreensão do cenário no qual a Gazeta do Povo está inserido. O recorte temporal analisado se dá entre março de 2020 a março de 2022. – OBJETIVOS: O objetivo geral é levantar estratégias de discurso conservador nos textos opinativos da Gazeta do Povo, que tratam das medidas de combate ao COVID-19. Os objetivos específicos são resgatar a história do jornal a fim de provar as suas transformações até o seu declarado posicionamento e projetar a forma em que a propagação de conteúdo sobre o COVID-19 tem impacto no viés ideológico da Gazeta do Povo. – MATERIAIS E MÉTODO: Como procedimento metodológico foram adotadas as pesquisas bibliográficas e a análise de conteúdo de Bardin (1997). Para abordar os gêneros opinativos, a revisão de literatura foi sustentada emteorias de José Marques de Melo, Dad Squarisi e Arlete Salvador e Luiz Beltrão; além disso, contou com definições de Manuel Chaparro, Antônio Hohlfeldt e Felipe Pena para compreender os aspectos do jornalismo posicionado. – RESULTADOS: Como conclusão, este trabalho identificou que a Gazeta do Povo, em sua história, sempre apresentou aspectos de um posicionamento político ligados às teorias de direita, porém, ao se modernizar, optou por se posicionar drásticamente com alinhamentos ao conservadorismo. Os materiais opinativos reforçam o posicionamento do veículo, especialmente em sua forma política conservadora. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Gazeta do Povo passou por diversas transformações em sua história desde a sua criação em 1919. Mesmo postulado como um veículo de direita, a sua guinada ao conservadorismo se acentuou a partir de 2009, além disso, sua reformulação segue a mesma linha temporal. Por isso, é fundamental como o cenário político nacional, em uma forte ascensão dos políticos conservadores no poder, é acompanhado pela Gazeta do Povo como um veículo que decide se tornar publicamente conservador.

PALAVRAS-CHAVE:

Gazeta do Povo; jornalismo posicionado; gêneros opinativos; conservadorismo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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