INTRODUÇÃO: O presente trabalho, partindo da discussão sobre a posição de negros e negras dentro da sociedade, os papéis que desempenham e sua visibilidade como seres humanos, teve como enfoque a compreensão sobre a posição que eles ocupam dentro dos meios midiáticos- mais precisamente o meio cinematográfico. Onde por meio de uma análise comparativa entre o cinema brasileiro e estadunidense, foi investigada a inserção de personagens negros e negras nos papéis de protagonismo em filmes de sucesso de bilheteria. – OBJETIVOS: O objetivo desse trabalho foi fazer uma análise a respeito de como os negros/as são representados dentro da indústria cinematográfica, compreendendo a importância de pessoas negras em papéis de destaque, para gerar representatividade, além de questionar a construção da sociedade fundamentada nos ideais brancos. – MATERIAIS E MÉTODO: Foi utilizado como referencial metodológico, a Hermenêutica da Profundidade (HP), proposta por Thompson (1995). A análise da ideologia, para o autor, é uma forma particular de HP, cujo foco dirige-se às inter-relações entre significado e poder. No caso específico deste projeto, interessou-se pesquisar como formas simbólicas, falas e expressões linguísticas, faladas ou não, formas não linguísticas, ou “quase-linguísticas”, como uma imagem visual, podem ser utilizadas para manter relações de poder desiguais entre os grupos raciais. Para isso, foram analisados dez filmes de sucesso de bilheteria, sendo eles: cinco filmes brasileiros, loucas para casar; minha vida em marte; tropa de elite 2: o inimigo agora é outro; cidade de Deus; Carandiru e cinco filmes estadunidenses, jumanji: the next level; Aladdin; guerra civil; vingadores ultimato e Pantera-negra. – RESULTADOS: A partir das análises fílmicas foi possível identificar a grande diferença da representação de personagens negros/as em comparação ao cinema brasileiro e estadunidense e o quanto os seus papeis carregam estereótipos e alguns geram representatividade. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a sociedade está fundamentada em ideais brancos e que ainda existe uma exclusão de pessoas negras, as quais ainda vivem em desvantagem com relação aos brancos, ocupando cargos menos remunerados e na indústria cinematográfica, ainda acabam tendo menor representatividade e recebendo papéis com menor visibilidade.