INTRODUÇÃO: O transtorno do espectro do autismo (TEA) é um distúrbio neuropsicológico que cursa associado a comportamentos alimentares e sociais restritos, podendo levar a deficiências alimentares, nutricionais e prejuízos no desenvolvimento em crianças. Com um cenário de prevalência crescente, se enfatiza a importância de entender aspectos de percepção e abordagem do agravo no nível da gestão municipal. – OBJETIVOS: Levantar valores, significado e opiniões na visão de nutricionistas gestores de estratégias e programas em saúde e alimentação escolar sobre o DHANA no contexto da atenção nutricional para o TEA em escolares; descrever diretrizes e práticas relacionadas à promoção da segurança alimentar e nutricional percebidas na função gestora das estratégias enfocando elementos conceituais do DHANA e sistematizar necessidades sentidas e proposições técnicas sobre o alcance do DHANA nos processos de trabalho e gestão da atenção nutricional para escolares com TEA. – MATERIAIS E MÉTODO: Pesquisa descritiva, exploratória e transversal, de abordagem qualitativa, tendo como recorte espacial 9 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, PR. A população envolveu 12 nutricionistas gestores de programas de alimentação e nutrição nos setores públicos municipais de saúde e educação, em função ativa na gestão por período mínimo de dois anos. – RESULTADOS: A sistematização dos achados da pesquisa foi apoiada no processo de construção dos núcleos de sentido dos discursos obtidos. As características percebidas sobre o TEA envolveram especificidades de comunicação dos escolares, significada em situações de desatenção e distração, trazendo necessidades relacionadas ao aumento da demanda de casos frente à escassez de recursos humanos qualificados. Diretrizes e práticas a serem executadas para a adequação da alimentação incluíram estratégias de otimização do modelo assistencial para redução de risco alimentar e nutricional orientadas na abordagem multidisciplinar. Para contornar as barreiras assistenciais, a qualificação da força de trabalho com produção de documentos técnicos e investimento em pesquisa foram evidenciados. Percepções sobre o alcance do DHANA foram identificadas a partir de iniciativas de planejamento de ações estratégicas para garantia de consumo e fornecimento de alimentos viáveis no cenário da gestão local, estratégias de promoção da alimentação adequada à condição do agravo e ações de controle de risco da desnutrição a partir de adesão à suplementação alimentar. Elementos caracterizados como barreiras para o alcance do DHANA envolveram o déficit de acesso e adequação da alimentação por não alinhamento de programas às especificidades da questão alimentar para o TEA, situações de fome e deficiências nutricionais, que implicam em prejuízos ao desenvolvimento, rendimento escolar e situações de insegurança alimentar e nutricional. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: O elevado risco alimentar e nutricional ao qual o TEA se insere como condição complexa de saúde, somado a quadros multidimensionais vulnerabilidades que emergiram a partir das experiências municipais de gestão evidenciaram a necessidade de garantir visibilidade e discussão sobre o transtorno no cenário de organização de estratégias de atenção nutricional em saúde coletiva. Achados de pesquisa apoiam essa pauta na direção de fortalecer políticas públicas específicas de enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional orientadas no referencial do DHANA, como componente estruturante do direto integral à saúde dos escolares com TEA.
(O4.3) PIBIC – Ciências da Saúde – NUT, EF, SC : 26/10 – 08h30 – 10h30 – Auditório – Carlos da Costa