INTRODUÇÃO: O Transtorno Espectro Autista (TEA) é considerado uma síndrome neuropsiquiátrica definida por demonstrar comportamentos com padrões restritos, repetitivos e estereotipados, além de apresentar dificuldade de socialização, anormalidades no desenvolvimento e dificuldade ou falha do processo de integração dos sentidos. A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma terapia complementar utilizada em crianças com TEA, devido a preferência por não humanos a humanos. – OBJETIVOS: Realizar uma revisão sistemática de literatura por meio de ensaios clínicos que abordam os benefícios TAA em crianças com TEA. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura realizada a partir de pesquisa eletrônica por meio de ensaios clínicos encontrados em diversas bases de dados. Para qualificação dos artigos utilizou-se a escala Jadad. – MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de uma revisão sistemática de literatura realizada a partir de pesquisa eletrônica por meio de ensaios clínicos encontrados em diversas bases de dados. Para qualificação dos artigos utilizou-se a escala Jadad. Foram encontrados cinco artigos que cumpriam com a proposta metodológica, quatro deles provenientes da Pubmed e um da base PEDro. – RESULTADOS: Foi observado uma carência de experimentos com metodologias criteriosas abordando efeitos terapêuticos da TAA em crianças com TEA. Dentre os artigos selecionados para essa pesquisa todos fizeram uso de Terapia Assistida por Equinos (TAE), evidenciando um déficit de pesquisas com metodologias estruturadas utilizando outros animais na intervenção em crianças com TEA. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi comprovado que crianças com TEA se tornam mais colaborativas no tratamento fisioterapêutico quando usada da TAA, proporcionando maior efetividade da terapia. Sendo assim a TAA torna-se uma terapia complementar altamente indicada para utentes pediátricos com TEA.