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PANORAMA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS REVISTAS E MANUAIS PEDAGÓGICOS (1964-1985)

RESUMO

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa possui como título “Panorama da avaliação da aprendizagem da matemática nas escolas primárias paranaenses de 1964 a 1985: um olhar para revistas e manuais pedagógicos” e, portanto, tem o objetivo de analisar a presença da temática avaliação da aprendizagem na escola primária paranaense, entre os anos de 1964 a 1985. Este panorama se deu levando em consideração que, em cada tempo e espaço, a avaliação da aprendizagem se estende por múltiplos significados e instrumentos. Ao mesmo tempo em que poderiam se constituir como fator motivador, estes significados e instrumentos poderiam também se constituir como um poderoso mecanismo de controle e punição, levando, muitas vezes, o estudante a se evadir da escola. – OBJETIVOS: Este estudo tem como objetivo identificar as principais revistas e manuais pedagógicos que fizeram parte da formação de professores da escola primária paranaense de 1964 à 1985 e a partir destas fontes compreender as diferentes mediações e instrumentos de avaliação presentes nestes documentos históricos. A partir disto, investigar quais as trajetórias e as dinâmicas permearam a avaliação da aprendizagem da matemática na escola primária paranaense e posteriormente sistematizar os resultados visando a elaboração de subsídios para formação docente. – MATERIAIS E MÉTODO: Para o aporte de pesquisa foram estabelecidas buscas por fontes no repositório do GHEMAT Brasil (Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil), e com integrantes do GHEMAT Paraná. Esta busca teve como foco as revistas e manuais pedagógicos publicados e utilizados por professores durante o período de estudo. Realizou-se também contato com o Arquivo Público do Paraná, para a busca de fontes históricas sobre a temática. Buscou-se selecionar, analisar e comparar os documentos diversos encontrados. – RESULTADOS: Inicialmente, o estudo das fontes mostrou que o período de estudo apresentou ênfase em garantir a eficiência na obtenção dos resultados de forma a garantir o controle da aprendizagem. Neste contexto, a avaliação era pautada sob a necessidade da observação e registro do aprendizado do aluno. No campo matemático, viu-se grande preocupação com a aplicação prática do conteúdo, utilização de resolução de problemas e aprendizagem utilizando jogos. Nos materiais analisados, tinha-se foco não só para o resultado da questão como também para o desenvolvimento da resposta. – CONSIDERAÇÕES FINAIS: Dessa maneira, observou-se que as orientações sobre procedimentos, sugestões de atividades e mecanismos de avaliação estavam engessados nos princípios das tendências tecnicista e formalista moderna. Logo, notou-se que as práticas das quais os manuais e revistas pedagógicas orientavam os professores da época tinham como principais marcas os exercícios associados à vida prática e situações problema, conjuntos, cálculos repetitivos, prática de prova real, organização criteriosa dos exercícios e mecanismos de verificação da aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE:

Movimento Matemática Moderna; avaliação da aprendizagem; orientação docente; história do ensino.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Sessão Oral:
(O2.12) PIC EaD – CCOMP, EF, DIRH, ADM, EDU, LETR : 25/10 – 14h00 – 16h00 – Sessão Online no Teams
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica com recursos da PUCPR no programa PIC EaD
Legendas:
  1. Estudante;
  2. Orientador;
  3. Colaboradores.

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